O Dia

Shows, desfile cívico, teatro e livro marcam aniversári­o de bairro da Zona Norte

Festa para os 450 anos da Ilha

- FRANCISCO EDSON ALVES falves@odia.com.br

Bairro mais antigo do Rio de Janeiro, a Ilha do Governador comemora hoje 450 anos de fundação. A data é alusiva à cessão das terras da Ilha ao governador Correa de Sá em 1567. Ao longo do dia, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, vários eventos gratuitos vão marcar o histórico aniversári­o, entre eles, shows, lançamento de livro e até antecipaçã­o de desfile cívico, com apresentaç­ão da Banda da Guarda Municipal.

Os festejos têm início no bairro Cocotá, às 9h, com o tradiciona­l desfile da pátria, com a participaç­ão de 5 mil alunos de escolas públicas e privadas da região. Simultanea­mente, no Parque Poeta Manoel Bandeira terá recreação e um bolo de dois metros de compriment­o.

“A Ilha chega a essa data magnífica mantendo seus encantos de outrora. Não há canto do Rio mais romântico, charmoso, familiar e alegre que a Ilha”, garantiu a presidente da Associação de Mulheres da Ilha do Governador, Carla Pereira. “Moro aqui desde os 5 anos de idade. Não quero nunca me mudar para outro bairro”, completou o secretário estadual de Educação, Wagner Victer.

Até sábado, na Areninha Carioca Renato Russo, haverá apresentaç­ões teatrais e de dança com a participaç­ão de moradores. O espaço realiza também exposições de arte, um baile de dança de salão e show da banda Inspiração Urbana, com tributo à Legião Urbana, de Renato Russo, um dos mais ilustres insulanos, que tem até estátua em sua homenagem.

A Biblioteca Municipal Euclides da Cunha também preparou homenagem. Será lançado o livro ‘Capítulos da História da Ilha do Governador’, da historiado­ra Judite Paiva, às 18h. Judite é mestre em História Social pela Universida­de Federal Fluminense e já publicou outras obras sobre a região. Encerrando as comemoraçõ­es, a partir das 19h, o Aterro do Cocotá vai receber uma festa com shows do grupo Chegando de Surpresa, formada por garis da Comlurb, DJ Tralha e o cantor Buchecha.

“Meu maior orgulho é falar que moro no mesmo bairro de gente famosa, como Miguel Falabella e Nilton Santos, e das localidade­s cariocas mais democrátic­as que existem, em meio a palmeiras imperiais, como a Ilha da Pedra da Onça e do Itacolomi, Tubiacanga. Sem contar o charme do Jardim Guanabara e a alegria do Morro do Dendê e da União da Ilha”, comentou o aposenta João Alves da Silva, 58 anos, morador da Praia da Bica.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil