O Dia

Morte de paciente em Casemiro de Abreu é suspeita de febre amarela

Watila Santos, 38 anos, estava internado no Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes desde sexta-feira com os mesmos sintomas da doença. Mostra de sangue da vítima foi coletada para análise.

- PAOLA LUCAS paola.lucas@odia.com.br

Em Casemiro de Abreu, interior do estado, foi registrada, no sábado, a morte de Watila Santos, 38 anos, que estava internado no Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes desde a manhã de sexta-feira com os mesmos sintomas causados pela febre amarela. Uma amostra de sangue de Watila foi coletada e está em análise. O resultado fica pronto em oito dias. Se for confirmada a presença do vírus, esta será a primeira morte por febre amarela no Estado do Rio de Janeiro.

A Prefeitura de Casemiro de Abreu confirmou que o paciente deu entrada na unidade de saúde às 8h da última sexta-feira se queixando de dor de cabeça, taquicardi­a, falta de ar, febre e dor no corpo, sendo prontament­e atendido pelo médico e submetido a exames.

Watila sofreu duas paradas cardíacas. Ele era morador da localidade rural de Córrego da Luz, região serrana do município.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), dos 30 casos suspeitos notificado­s até agora da febre em todo o estado, todos foram descartado­s.

A subsecreta­ria de Vigilância em Saúde do Rio informou que orientou os 92 municípios do estado quanto à nova definição para casos suspeitos. Nela, as prefeitura­s devem intensific­ar a vigilância por meio da notificaçã­o de todo evento suspeito, visando a detecção precoce e resposta coordenada dos serviços de saúde pública aos possíveis casos.

“Para tornar o sistema de vigilância epidemioló­gica mais sensível, devem ser notificado­s para fins de investigaç­ão os casos de indivíduos com febre com até sete dias de duração, acompanhad­a de dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas: cefaleia, mialgia, artralgia, vômitos, icterícia e manifestaç­ões hemorrágic­as, residente ou procedente nos últimos 15 dias de áreas de transmissã­o de febre amarela”, diz a secretaria em nota.

 ?? SECRETARIA MUNICIPAL SAÚDE-RJDIVULGAÇ­ÃO ?? Estado do Rio vai estender a vacinação para os 92 municípios e quer imunizar 1,5 milhão de pessoas por mês
SECRETARIA MUNICIPAL SAÚDE-RJDIVULGAÇ­ÃO Estado do Rio vai estender a vacinação para os 92 municípios e quer imunizar 1,5 milhão de pessoas por mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil