O Dia

ACABOU O CARNAVAL! OLHA O LEÃO AÍ, GENTE!

- Alex Campos EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Atemporada de declaração anu aldo impostode renda és em premai suma oportunida­de de cidadania e educação econômica, financeira e fiscal. São dois meses de dúvidas, perguntas e respostas que precisam ser encaradas pelos contribuin­tes e trabalhado­res, com ajuda de especialis­ta sou orientador­es. E eis a primeira dica: procure apoio de profission­ais ou de parentesea­migos que entendam do assunto. A declaração do I Ré umbo m aprendizad­o, maspr eferencial­mente quando se tem bons tutores.

CPF DESDE CRIANÇA

Este ano, uma das principais mudanças nas regras se refere aos dependente­s. Agora é exigido que eles tenham CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) já a partir dos 12 anos — e não 14. Mais uma dica: quem tem filhos nessa idade (12 anos completado­s até 31 de dezembro de 2016) precisa tirar logo o CPF deles, se quisera presentá-los como dependente­s para efeito de imposto de renda. Os gastos com educação, por exemplo, podem ser abatidos até o limite de R $3.561,50.

Outra mudanças ignifica tivaéa do programa gerador da declaração que, diferente dos outros anos, só vai precisar ser“baixado” uma vez. Bastaráa primeira instalação do programa, que já virá com um dispositiv­o de ‘atualizaçõ­es” (facilidade que a Receita não oferecia, oque obrigava o contribuin­teafazer sucessivas alterações no sistema e,con se quentem ente,n aprestação de contas ).

“Até o ano passado, eram necessário­s dois softwares: um para o preenchime­nto da declaração, ou tropara o envio. Agora o preenchime­nto e o envio serão feitos no mesmo sistema ”, explica Alexandre Andrade, sócio da O CF Contabilid­ade e Consultori­a.

Os trabalhado­res que ainda não receberam das empresas os informes de rendimento­s em 2016 devem cobrar os documentos. Os bancos, que precisam emitir os dados referentes a investimen­tos,estão permitindo ao cliente obtê los pelo site. O prazo para o envio dos informes expirou no dia 27 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval. Desde então, oLeã oda Receitaéa alegoria da nossa dura realidade.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil