O Dia

PF descobre esquema de ex-ministro Geddel para liberar recursos da Caixa Econômica

Operação Cui Buono, da PF, investiga liberação de créditos na Caixa em troca de favorecime­nto

- Brasília

““Os envolvidos (Geddel Vieira Lima e outros) faziam parte de uma verdadeira organizaçã­o criminosa” Procurador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes

Um celular que já tinha sido deixado de lado e foi encontrado na casa de Eduardo Cunha, quando ele ainda era presidente da Câmara do Deputados, foi o ponto de partida para revelar a participaç­ão de Geddel Vieira Lima, ex-ministro e um dos aliados mais próximos do presidente Michel Temer, num esquema de fraudes na liberação de recursos da Caixa Econômica Federal que funcionou entre 2011 e 2013. As fraudes foram alvo da operação Cui Buono?, deflagrada ontem pela Polícia Federal. Segundo o Ministério Público Federal, os envolvidos no caso "faziam parte de uma verdadeira organizaçã­o criminosa".

Agentes da Polícia Federal vasculhara­m um imóvel de Geddel num condomínio em Salvador, enquanto outro grupo vasculhava a casa do peemedebis­ta em Interlagos, também na capital baiana

Durante o período em que o esquema funcionou, Geddel era vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal. Segundo o MPF, ele repassava informaçõe­s para Eduardo Cunha que, com seu sócio, o doleiro Lucio Funaro, abordava as empresas afim de obter vantagens indevidas em trocada liberação de empréstimo­s. Marcos Roberto Vasconcelo­s, então vice-presidente de Gestão de Ativos, também faria parte do esquema.

Umadas mensagens apreendida­s pela PF, em 30 de julho de 2012, citando a Marfrig, mostra como o grupo agia. Após informar que o voto foi favorável a duas operações da Marfrig no valor total de R$ 350 milhões, Geddel sinaliza que tinha feito a parte dele. "Opinião de voto: favorável", e, a sequência, caberia a Cunha, "Ja foi, Agora e vc" (sic).

Um dos mais próximos aliados do presidente Michel Temer, Geddel deixou a Secretaria de Governo em 25 de novembro, após denúncia de que agiu para liberar junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a construção de um prédio de alto padrão em área histórica de Salvador no qual tinha um apartament­o.

 ??  ??
 ?? FOTOS EBC ?? Geddel Vieira Lima e Eduardo Cunha: ex-ministro e ex-deputado atuaram em conjunto em operações na Caixa
FOTOS EBC Geddel Vieira Lima e Eduardo Cunha: ex-ministro e ex-deputado atuaram em conjunto em operações na Caixa
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil