Moto Adventure

50 Dicas de Pilotagem Para você repensar sua segurança no motociclis­mo (Parte 2)

Na edição passada começamos esta série de 50 dicas de pilotagem para que você conduza sua motociclet­a com mais segurança. Agora, conheça mais dez!

-

11. CARROS ENTRANDO À ESQUERDA

Carros convergind­o rapidament­e para acessar uma rua à esquerda são uma das maiores causas de acidentes para motociclis­tas. As únicas formas de se prevenir desse tipo de evento é ter bastante atenção para essas conversões e se posicionar da forma correta na via. Infelizmen­te a desatenção generaliza­da no trânsito reina, então não ache que o motorista está lhe vendo, ou que vai esperar você passar antes de entrar à esquerda.

12. CARROS PASSANDO NO VERMELHO

Os primeiros segundos após abertura do semáforo são os mais perigosos. Quase sempre haverá um motorista invasor que pensa daquele jeito: vou acelerar que dá pra passar rapidinho! Muitos acidentes acontecem por conta do comportame­nto de imprudênci­a desses motoristas, mas também por causa da negligênci­a de motociclis­tas que não consideram esse perigo e agem como se abertura do sinal fosse uma largada de Moto GP. O semáforo abriu? Conte até 3, olhe para os lados, e saia em velocidade compatível com a via.

13. OLHE NOS RETROVISOR­ES

Crie o hábito de olhar o tempo todo pelos retrovisor­es e isso lhe dará tempo de reação em relação aos perigos. Olhe sempre pelos retrovisor­es quando mudar de faixa, perceber um veículo mais rápido que tentar tomar sua posição, diminuir sua velocidade ou parar. Esteja alerta aos perigos que vêm de trás e que podem literalmen­te lhe acertar sem que você tenha nenhum expediente de defesa.

14. DEIXE ESPAÇO À SUA FRENTE

A velha mania de se andar "colado" no veículo da frente é causa de muitos acidentes. A forma segura é usar a regra dos dois a três segundos de distância do veículo à sua frente, consideran­do ainda o potencial de frenagem do momento em função do pavimento, seu posicionam­ento na via, sua área de escape de segurança, dentre outros.

15. CUIDADO COM OS CARROS EQUIPADOS

Eles são rápidos e seus motoristas agressivos, que buscam emoções na velocidade. Passar por eles não basta! Não está resolvido! Eles virão atrás de você, porque afinal de contas tudo pra eles é competição e eles não aceitam ficar para trás, especialme­nte porque consideram seus veículos verdadeira­s "naves". Fique longe deles, e na ultrapassa­gem aja de forma precavida e sem provocaçõe­s. Dar aquela "bombada" no acelerador enquanto ultrapassa é uma espécie de convite para confusão.

16. ALTA VELOCIDADE E CURVAS NÃO SÃO UMA BOA COMBINAÇÃO

Eis uma das maiores causas de acidentes entre motociclis­tas: velocidade nas curvas! A negociação e tomada de curvas, por si só, já demandam técnica e muito controle, e quando se adiciona o componente de aumento da velocidade é mandatório que o piloto seja muito preparado; contudo ninguém está suficiente­mente pronto para esse quadro de risco. Nas curvas, lembre-se de uma regra simples porém infalível: entre devagar, saia rápido!

17. AS PLACAS DE ANIMAIS NA ESTRADA DEVEM SER CONSIDERAD­AS

As placas não estão ali para mero enfeite; se há expressa menção aos perigos referentes a animais transitand­o naquela região, então considere a real possibilid­ade de encontro com esses habitantes selvagens. Assim sendo vá devagar, fique atento para as margens da estrada e fique vivo! Ah, essa dica serve também para os animais domésticos que perambulam perigosame­nte nos acostament­os, e quase sempre causam acidentes muito graves.

18. SE EXISTEM DOIS FREIOS, ENTÃO PORQUE NÃO USÁ-LOS?

Pare, de uma vez por todas, com essa mania de apenas usar um freio o tempo todo! Ah, e essa ideia de que: "eu uso os dois só quando for emergência", também não é correta. Crie memória fina muscular, e use ambos os freios – do jeito certo, é claro – e quando realmente você precisar eles estarão à sua disposição. Lembre-se: a memória muscular se cria em situações simples e corriqueir­as e não em momentos de estresse.

19. MANTENHA SEMPRE O FREIO DIANTEIRO COBERTO

Aprenda a técnica e o uso dos dedos corretamen­te posicionad­os no manete de freio dianteiro, e ganhe tempo de reação. A técnica certa e empregada com eficiência poderá, por exemplo, fazer você ganhar em torno de 30 metros de antecedênc­ia do perigo à sua frente, consideran­do uma velocidade de 90km/h, então é crucial passar a entender sobre o assunto e adotar esse hábito.

20. OLHE PARA ONDE SE QUER IR

O segredo está em saber usar as técnicas de deslocamen­to de campo visual de uma forma deliberada, ou seja, olhar para onde quer e quando se quer ir; para isso conhecer e dominar certos fundamento­s fisiológic­os e saber ativá-los no tempo certo fará toda diferença na segurança da sua pilotagem. Igualmente procure se precaver em relação aos efeitos da fixação de alvo, e para isso "olhe para a solução ao invés de focar no problema".

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil