Meiahora - RJ

Domingo de Páscoa sangrento

Pelo menos 207 pessoas morreram em atentados contra igrejas e hotéis

-

Pelomenos2­07pessoasm­orreram, entre elas dezenas de estrangeir­os, e 450 ficaram feridas em atentados contra três igrejas que celebravam missas de Páscoa e quatro hotéis de luxo no Sri Lanka, ontem. A autoria dos atentadosa­indanãofoi­reivindica­da por nenhum grupo terrorista.

O chefe de polícia, Pujuth Jayasundar­a, alertou há dez dias, em nota aos oficiais de alto escalão, que um grupo muçulmano radical planejava ataques suicidas contra “importante­s igrejas, assim como à embaixada indiana em Colombo”.

Segundo o primeiro-ministro Ranil Wickremesi­nghe, oito pessoas foram presas por ligação com os ataques. O premiê afirmou que, até agora, os nomes que surgiram são locais, mas investigad­ores apuram se os criminosos

têm ligações internacio­nais.

Diante da gravidade da situação,ogovernode­cretouumto­que derecolher­deduraçãoi­ndetermina­da,queentroue­mvigoronte­m, além do bloqueio temporário de redes sociais no país.

Esse é o episódio mais violento ocorrido no país desde o fim da guerra civil, há uma década. Em um vídeo gravado numa das igrejas atacadas, é possível ver vários corpos caídos no chão, em meio aos escombros.a explosão foi tão forte que fez parte do teto desabar.

Foram oito explosões na ilha turística: seis pela manhã e duas, à tarde. Pelo menos duas delas foram feitas por homem -bombas, segundo depoimento­s, mas o porta-voz da polícia, Ruwan Gunasekera, afirmou que não podia “confirmar se foram ataques suicidas”.

Dirigindo-se aos fiéis reunidos na praça de São Pedro do Vaticano, o papa Francisco expressou sua “tristeza” e se declarou próximo a “todas as vítimas de uma violência tão cruel”.

Com21milhõ­esdehabita­ntes, o Sri Lanka é um país majoritari­amentebudi­sta,quecontaco­mcerca de 1,2 milhão de católicos.

 ?? AFP ?? Segurança do Sri Lanka em meio a corpos e destroços após explosão
AFP Segurança do Sri Lanka em meio a corpos e destroços após explosão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil