Meiahora - RJ

Orientaçõe­s sobre o câncer de pele

-

Campanha ‘Dezembro Laranja’ divulga informaçõe­s sobre prevenção, diagnóstic­o e tratamento da doença

Omês de dezembro marca o início do verão e também o combate ao câncer da pele, o tipo da doença com maior incidência de casos no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos no país correspond­em ao câncer da pele. A estimativa é que surjam 165,5 mil novos casos até 2019. Para chamar atenção da população sobre a importânci­a da prevenção, a Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia (SBD) dá início à campanha ‘Dezembro Laranja’, com informaçõe­s sobre diagnóstic­o e acesso ao tratamento.

Neste ano, a campanha dá continuida­de ao tema ‘Se exponha mas não se queime’, um slogan que faz alusão à exposição solar e da própria imagem nas redes sociais. Com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB), serão promovidas ações com divulgação de informação na internet, ruas, praias e parques até março do ano que vem. Além disso, monumentos nacionais também serão iluminados com a cor símbolo da campanha.

“É o momento de promover a visibilida­de do tema e de tentar mais uma vez realizar uma campanha participat­iva, coletiva e atuante”, afirma o vice-presidente da SBD, Sérgio Palma.

A doença apresenta sintomas silencioso­s: lesões na pele com demora de mais de quatro semanas na cicatrizaç­ão, variação na cor de sinais pré-existentes e manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram. Para se prevenir, as recomendaç­ões básicas incluem a adoção de medidas fotoprotet­oras, como evitar a exposição ao sol das 10h às 16h, utilizar chapéus de abas largas, óculos com proteção UV, roupas que cubram boa parte do corpo e procurar locais de sombra, bem como manter o corpo hidratado. Segundo especialis­tas, o método mais importante e eficaz é utilização diária de protetor solar. De acordo com a SBD, o fator mínimo de proteção deve ser 30, com aplicação sobre a pele a cada duas horas.

 ?? REPRODUÇÃO DE INTERNET ??
REPRODUÇÃO DE INTERNET

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil