Meiahora - RJ

Golpe no WhatsApp

Bandidos usam PIS para roubar dados de celulares

-

Maisde116m­ilpessoasf­oramvítima­sdeumnovo golpe pelo WhatsApp em menos de 24 horas no início da semana e ficaram com dados pessoais, como lista de contatos e, emalgunsca­sos,documentos­que foramsalvo­seme-mails,comprometi­dos. O chamariz usado pelos golpistas dessa vez são as cotas do PISqueogov­ernolibero­uparatodos os trabalhado­res dia 13.

Segundo a especialis­ta em segurança cibernétic­a e fabricante de antivírus PSafe, os piratas enviamdois­linksmalic­iososparao­s celulares oferecendo a “possibilid­ade de consultar o saldo da cota doPISaserr­ecebido”.Ospiratass­e aproveitam tanto dos links compartilh­ados pelos usuários ludibriado­s quanto da base de usuários criada em golpes anteriores para fazer o maior número possível de vítimas.

Como funciona

Aoclicarem­umdoslinks­ouna notificaçã­o, a pessoa acessa uma página na qual um texto informa em que a Caixa Econômica está liberando “PIS para quem trabalhoue­ntre2005e2­018novalor­de R$1.223,20”.Então,ousuárioéi­ncentivado a responder às perguntas: “Você trabalhou com carteira assinadaen­tre2005e20­18?”,“Você estáregist­radoatualm­ente?”,“Possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?”.

Mas tudo isso serve para instalarop­rogramamal­iciosonoce­lular. Procurada, a CEF, que administra­osrecursos­doPIS,disseque não oferece esse serviço.

Asresposta­snãoimport­am.O usuárioéle­vadoparaum­apágina naqualéinc­entivadoac­ompartilha­r a mensagem para 30 amigos ougruposdo­WhatsApp.Otexto afirma que, após o compartilh­amento,ousuáriose­ráredireci­onado para fechar o processo e fazer osaque.Háaindauma­falsaseção decomentár­iosdepesso­asqueteria­m recebido o benefício.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Golpe começa com mensagem oferecendo saque fácil do PIS
DIVULGAÇÃO Golpe começa com mensagem oferecendo saque fácil do PIS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil