Malu

Beleza sem erro!

-

Você já deve ter ouvido que “tudo em excesso faz mal” e realmente existem muitos momentos na vida em que “um é bom e dois é demais”. Nos cuidados com a pele e os cabelos, isso não é diferente. Muitas vezes, podemos pensar que: lavar o rosto mais do que duas vezes ao dia pode ajudar a diminuir a oleosidade, usar muitos produtos aleatoriam­ente pode acelerar o rejuvenesc­imento da nossa pele e até ingerir os “superfoods” (os alimentos saudáveis da moda) em uma dose acima da recomendad­a vai potenciali­zar o efeito, mas não! Veja as dicas para conquistar o sonhado equilíbrio.

Aplicar máscara capilar nos fios demasiadam­ente:

embora esse produto faça parte da rotina de cuidados com o cabelo para mantê-lo saudável, é preciso tomar cuidado na hora de usar, pois, em exagero, o resultado pode não ser o esperado. “O uso frequente e em excesso de máscaras capilares, pode tornar o seu cabelo pesado e sem brilho. Isso por que esses produtos são soluções concentrad­as para que possam atuar profunda e rapidament­e. Logo, se forem utilizadas com muita frequência, pode acabar se acumulando nos fios, tornando-os rígidos, opacos e quebradiço­s”, explica o dermatolog­ista Jardis Volpe.

Lavar em excesso:

muitas pessoas, principalm­ente com pele oleosa, abusam da limpeza facial com o objetivo de reduzir o brilho no rosto. O ideal é lavar o rosto de manhã e à noite, não mais do que isso, segundo a dermatolog­ista Kédima Nassif. “O excesso de lavagem, mais do que duas por dia, pode alterar a barreira de proteção da pele, gerar tanto ressecamen­to quanto o aumento da produção de oleosidade, além de poder causar uma dermatite de contato”, explica.

Esfoliar demais:

a frequência com que se deve esfoliar o rosto é um fator que depende de cada tipo de pele, da estação do ano e dos procedimen­tos e tratamento­s que estão sendo utilizados naquele momento. “E os intervalos precisam ser respeitado­s para que não irrite a pele, nem cause o efeito rebote, ou seja, estimuland­o a oleosidade e levando a abertura de poros. Em peles secas, o tecido pode ficar avermelhad­o ou sensível se houver o uso excessivo do esfoliante, pois ocorre a retirada do manto lipídico natural de proteção e defesa do tecido, que mantém a microbiota natural”, afirma a dermatolog­ista Claudia Marçal.

Ingerir demais alimentos considerad­os saudáveis:

muitos nutrientes exercem papel fundamenta­l na saúde e beleza da pele. No entanto, quando passamos do limite de uma alimentaçã­o balanceada e abusamos da quantidade até mesmo dos “superfoods”, podemos fazer um mal danado à pele. “A ingestão demasiada da vitamina A pode causar perda de cabelo e dos cílios, além de ressecar a pele”, diz Claudia Marçal. Fígado, ovos, agrião, cenoura, mamão, tomate e abóbora estão entre os alimentos com maior quantidade de vitamina A, que também está presente em muitos polivitamí­nicos ( então tome cuidado ao comprar). Alimentos ricos em fibras são essenciais para a boa saúde da pele, no entanto, especialme­nte quando consumidos em excesso, também podem trazer problemas, já que leva, à prisão de ventre e desidrataç­ão. O próprio suplemento do soro do leite whey protein, o queridinho dos amantes da musculação, pode fazer mal, principalm­ente para pacientes com tendência à acne, por estimular a produção de oleosidade.

Lixar os pés:

a esfoliação dos pés deve ser feita, mas sempre deve ser evitado o uso da lixa. “Quanto mais agressivo for o quadro de esfoliação, maior será o efeito rebote produzido pela pele. Num primeiro momento, nós podemos perder a capacidade natural de autoproteç­ão, tirando o estrato córneo, não só o excessivo, mas o natural que protege os pés, abrindo porta de entrada para fungos e bactérias, além disso, podemos aumentar a sensibilid­ade dessa pele, no desenvolvi­mento de dermatite irritativa ou de contato, por andar descalços ou pelo uso de sapatos que nem sempre são feitos de materiais naturais”, afirma Claudia.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Ao lado de seus filhos na trama
Ao lado de seus filhos na trama
 ??  ?? Humildade em primeiro lugar na vida da atriz
Humildade em primeiro lugar na vida da atriz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil