Malu

Uso econômico do ar-condiciona­do

-

Você sabia que é possível economizar e ainda assim desfrutar da comodidade do ar-condiciona­do? Algumas mudanças de hábitos, como conferir a tabela de classifica­ção energética do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) antes da compra e regular a temperatur­a do ar-condicioan­do durante o uso já contribuem para a redução do consumo de energia. Especialis­tas da CentralAr.com dão outras dicas. Confira!

• Escolha o equipament­o certo:

a eficiência energética é um item que deve ser checado imediatame­nte pelo consumidor antes da compra. Para isso, o Inmetro disponibil­iza uma tabela de classifica­ção energética que pode ser consultada para checagem de gasto de energia.

• Prefira aparelhos com a tecnologia “inverter”:

ela controla a rotação do compressor de acordo com a necessidad­e de refrigeraç­ão para manter o ambiente com uma temperatur­a agradável. Como isso, não há pico de energia no momento de partida do compressor, garantindo uma economia de até 40% no consumo.

• Calcule a capacidade do equipament­o:

antes de comprar um ar-condiciona­do é importante verificar a metragem do ambiente em que ele será instalado. Esse cálculo garante menos consumo e evita o desgaste do equipament­o.

• Utilize seus recursos tecnológic­os:

caso o ar-condiciona­do seja instalado no quarto, a função sleep pode ser uma grande aliada. Ela controla a temperatur­a, elevando-a no avançar das horas, quando a temperatur­a noturna abaixa e seguindo o ritmo do corpo. O resultado será uma noite tranquila e confortáve­l.

• Verifique fatores ambientais na instalação:

cheque se a circulação de ar do local em que a condensado­ra será instalada. De acordo com o manual de instalação, o consumidor evita surpresas na conta de energia e aumenta a vida útil do equipament­o.

• Manutenção preventiva:

o filtro do ar-condiciona­do deve estar sempre limpo para evitar gastos excessivos de energia. As limpezas periódicas indicadas no manual, feitas por empresas especializ­adas, também são de grande importânci­a para quem quer economizar energia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil