Jornal do Commercio

Número de crianças e adolescent­es baleados no Grande Recife cresceu 300%

Casos registrado­s em Itamaracá contribuír­am para elevar os números no mês de fevereiro, segundo levantamen­to do Instituto Fogo Cruzado

- RAPHAEL GUERRA

Aviolência armada no Grande Recife cresceu no mês de fevereiro, como aponta o novo levantamen­to do Instituto Fogo Cruzado. Ao todo, foram contabiliz­ados 187 tiroteios/disparos de arma de fogo. O aumento foi de 34% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 140 casos foram somados. Mas o que mais chamou a atenção do instituto, no último mês, foi a grande quantidade de crianças e adolescent­es vítimas de tiros.

O levantamen­to somou 16 casos em fevereiro. Desse total, duas crianças morreram e uma ficou ferida. Já entre os adolescent­es, nove morreram e quatro ficaram feridos. O número de vítimas baleadas, na faixa do 0 a 17 anos de idade, cresceu 300% em relação a fevereiro de 2023, quando quatro adolescent­es foram baleados (e morreram).

Parte dos casos registrado­s no último mês de fevereiro foi em Itamaracá, localizado no Litoral Norte de Pernambuco. No dia 17, o bebê Gael Lourenço França do Carmo, de nove meses, foi assassinad­o a tiros após a casa onde ele estava ser invadida por criminosos, no bairro do Pilar. A mãe a avó dele também ficaram feridas. O caso segue sem solução.

Cinco dias depois, em suposta retaliação à morte do bebê, criminosos armados invadiram outra casa, no mesmo bairro, e atiraram em três crianças. Uma delas, Jackson Kovalick Dantas Silva, de 10 anos, morreu. Dias depois, um adolescent­e de 17 anos, apreendido pela polícia, disse ter participad­o do homicídio.

Quase um mês após o primeiro caso, a Polícia Civil segue em silêncio sobre as investigaç­ões. Anunciou apenas que alguns suspeitos ligados à guerra pelo domínio do tráfico de drogas em Itamaracá foram presos. Enquanto isso, a inseguranç­a na ilha permanece.

NÚMEROS GERAIS

Dos 187 tiroteios mapeados ao longo de fevereiro, em 94% deles houve mortos e/ou feridos. Ao todo, 208 pessoas foram baleadas no Grande Recife, sendo que 133 delas morreram e 75 ficaram feridas.

O número de mortos apresentou aumento de 2%. Já o de feridos, aumento de 114% em comparação com fevereiro de 2023, quando, dos 166 baleados, 131 morreram e 35 ficaram feridos.

 ?? ACERVO PESSOAL ?? Jackson Kovalick Dantas Silva, de 10 anos, foi assassinad­o a tiros enquanto dormia, em Itamaracá
ACERVO PESSOAL Jackson Kovalick Dantas Silva, de 10 anos, foi assassinad­o a tiros enquanto dormia, em Itamaracá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil