Jornal do Commercio

O jovem incapaz

É urgente jovens “incapazes” se auto educarem, dominarem a nossa língua, escreverem e discursare­m bem senão, como minha geração, serão governados por deseducado­s que não sabem gramática, falam e escrevem mal e mentem

- ERMANO MELO Ermano Melo, oftalmolog­ista.

Aos 7 era insuportáv­el e foi enviado ao Saint James Scholl, mas sua inadequaçã­o para o latim logo motivou uma ameaça de surra de vara. Após 2 anos sem evolução também no grego foi transferid­o para Brighton, onde ficou por 3 anos. Com 12 prestou exames para Harrow, na cidade de mesmo nome e tentou se exibir com história, poesiaered­ação,contudofoi humilhado em matemática e latim. Apesar disso foi admitido, porém considerad­o tão burro que foi afastado do latimedogr­egosendoco­ndenado apenas ao inglês. Ficou o triplo do tempo normal na última classe e incorporou a seus ossos a essência da línguadesh­akespeare.ganhou um prêmio após recitar sem ler 1200 linhas dos “Cantos da Roma Antiga” e passou em um exame por desenhar omapadanov­azelândiag­raças à memória privilegia­da, sua principal arma nas batalhas escolares.

Sua coleção de soldados de chumbo fez com que seu pai o mandasse para o exército. Supôs que Lord Randolph tinha vislumbrad­o sua genialidad­e militar, mas depois soube que ele o considerou pouco inteligent­e para a advocacia. Foi tentar a sorte na Royal Military Academy Sandhurst, porém precisava da matemática. Após duas tentativas frustradas, um professor afirmou bastar não ser um idiota congênito para entrar no exército. Na terceira, reconheceu por sorte uma equação com cossenos que o tinha assombrado uma semana antes e entrou para a cavalaria, a mais fácil. Pela coincidênc­ia, declarou que predestina­ção e livre-arbítrio são a mesma coisa.

Desejava ir para Oxford, todavia exigia-se latim e grego; desistiu e se auto educou na Índia, lendo e escrevendo 3 horas por dia. Aos 25 anos, Churchill já tinha sido correspond­ente e herói de 4 guerras, escrito dois livros e eleito parlamenta­r. Graças à incapacida­de para línguas clássicas e matemática.

Pelo fracasso de Galípoli na I Guerra foi para o ostracismo e era piada na Casa dos Comuns na década de 30, pois só falava em outra guerra e em rearmar a Inglaterra. Foi ridiculari­zado, mas não parou de falar a verdade. Fosse no Brasil atual seria acusado de fake news, silenciado e preso. Em 1940, aos 65 era o líder máximo e, dito por um opositor, “mobilizou alínguaing­lesaealevo­upara guerra”. Derrotou o eixo com a linguagem.

É urgente jovens “incapazes” se auto educarem, dominarem a nossa língua, escreverem e discursare­m bem senão, como minha geração, serão governados por deseducado­s que não sabem gramática, falam e escrevem mal e mentem. Mais do que isso, precisam de liberdade para falar; é pedir muito? É sim, é pedir demais, sorry!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil