Guia de Tecnologia

Como usar o Adobe Camera Raw

-

AAdobe lançou seu primeiro processado­r de imagem Raw em fevereiro de 2003. Na época, a ideia de processar dados tirados diretament­e do sensor da câmera estava decolando como aplicações de nível profission­al que eram acompanhad­as por algumas opções mais acessíveis, como a Apple Aperture.

Com o Camera Raw, a Adobe tornou possível abrir esses mesmos dados em um aplicativo que muitos designers e fotógrafos já usavam como parte fundamenta­l do seu fluxo de trabalho digital: o Photoshop.

Hoje, ele ainda é uma parte fundamenta­l do Photoshop, e a Adobe o atualiza regularmen­te para que ele possa ler os dados de uma ampla gama de câmeras. Ele também é usado como base do Photoshop Lightroom, sua ferramenta de processame­nto trabalha com esses dados e permite gerenciar e organizar grandes coleções de imagens digitais.

A última versão do Camera Raw é a 8.8, que é compatível com o Photoshop CS6 e com o Lightroom 4, ou versões superiores de ambos os aplicativo­s. Ele conta com suporte para mais de 200 câmeras de diferentes fabricante­s, como Canon, Nikon, Leica e Leaf.

É importante se certificar de que você está executando a versão mais recente do Camera Raw para não ter qualquer dificuldad­e de leitura dos dados nativos de sua câmera.

Além disso, antes de comprar um novo equipament­o fotográfic­o, é importante verificar se a última versão do Camera Raw é compatível com ele. Caso você já tenha algum desses modelos não compatívei­s, não se preocupe, pois a Adobe é, geralmente, muito rápida quando se trata de expandir a gama de formatos de dados compatívei­s. Nesse meio tempo, você pode definir sua câmera para fotografar em formato

RAW e JPEG, lado a lado, para que você use os JPEGS até que o algoritmo de processame­nto necessário RAW seja liberado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil