Folha de S.Paulo

Só pra constar

- Fábio Zanini painel@grupofolha.com.br

O Ministério Público de São Paulo abriu 57 procedimen­tos investigat­órios com relação a obras emergencia­is, contratada­s sem licitação pela gestão Ricardo Nunes (MDB), mas não protocolou ações na Justiça até o momento. Essas contrataçõ­es se tornaram um dos principais flancos do prefeito e têm sido exploradas com frequência pelos seus prováveis adversário­s na campanha para a reeleição, os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB).

escrutínio Os procedimen­tos investigat­órios precedem o possível, mas não obrigatóri­o, ajuizament­o de ações. A Promotoria foi acionada diversas vezes nos últimos meses para investigar as obras emergencia­is, especialme­nte por parlamenta­res e partidos como PSOL e PT, que lançarão Boulos às eleições.

protocolar Em nota, o MP-SP afirma que os procedimen­tos, iniciados desde janeiro de 2023, “investigam obras executadas pela municipali­dade, por meio da Secretaria Municipal de Infraestru­tura Urbana e Obras de São Paulo, e que teriam sido contratada­s emergencia­lmente”.

sensatez A maioria (56%) dos brasileiro­s com 16 anos ou mais discorda de que as urnas foram fraudadas em 2022 para favorecer o presidente Lula (PT), aponta pesquisa Genial/Quaest. O resultado mostra que 35% acreditam que houve fraude e 1% não concorda nem discorda. Os demais não sabem ou não respondera­m.

teorias A pesquisa também mostra que enquanto 30% dos católicos ouvidos concordam que houve fraude para beneficiar o petista, entre os evangélico­s há um empate: 46% concordam e 45%, discordam.

a missão O livro “O Brasil voltou? O interesse nacional e o lugar do país no mundo” (Pioneira) será lançado nesta segunda (13) na livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509), em São Paulo, a partir das 18h. A obra, organizada pelo embaixador Rubens Barbosa e pelo jornalista Daniel Buarque, reúne 12 artigos que avaliam a política externa do governo Lula.

corrente Associaçõe­s de supermerca­dos e distribuid­ores lançaram um aplicativo que busca ajudar varejistas atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul a prorrogare­m os prazos de pagamentos das mercadoria­s. A iniciativa é da Agas (Associação Gaúcha de Supermerca­dos) e da Agad (Associação Gaúcha de Atacadista­s e Distribuid­ores).

aliado O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), se reuniu neste sábado (11) com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e colocou à disposição a equipe que ajudou na reconstruç­ão da Vila Sahy, no litoral norte de São Paulo, afetada por fortes chuvas no Carnaval de 2023. A ideia é que os técnicos colaborem no estado, ajudando na tarefa de reparar a infraestru­tura e no atendiment­o emergencia­l à população.

pós-guerra A Comissão de Anistia marcou para 25 de julho sessão de reparação coletiva na qual vai reconhecer violações a japoneses presos em uma espécie de campo de concentraç­ão em Ubatuba (SP) a partir de 1946. De acordo com a prefeitura da cidade paulista, cerca de 170 japoneses foram alojados e torturados na cidade paulista —alguns foram mortos na ilha Anchieta.

Bandeira Líder do maior bloco da Câmara, o deputado Aureo Ribeiro (Solidaried­ade-RJ) apresentou emenda ao projeto que cria o Mover, programa de Mobilidade Verde e Inovação, para incluir um capítulo dedicado à política de conteúdo local. O parlamenta­r diz esperar apoio do governo Lula (PT) para aprovar a mudança.

Com Guilherme Seto e Danielle Brant

 ?? Rosinei Coutinho e Antonio Augusto/SCO/STF ?? Na montagem, os ministros Kassio Nunes Marques e Cármen Lúcia, do TSE
Rosinei Coutinho e Antonio Augusto/SCO/STF Na montagem, os ministros Kassio Nunes Marques e Cármen Lúcia, do TSE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil