Folha de S.Paulo

OFERTA E DEMANDA

O número de profission­ais atualmente inscritos no programa Mais Médicos sob o governo Lula dobrou em relação a dezembro de 2022, último ano do mandato de Jair Bolsonaro (PL).

- MÔNICA BERGAMO monica.bergamo@grupofolha.com.br com Bianka Vieira, Karina Matias e manoella Smith

ALTA

Segundo dados atualizado­s até abril deste ano, o governo federal tem 25.636 mil médicos em atividade no programa, ante 12.843 registrado­s em dezembro de 2022.

ALTA 2

Ao final de seu primeiro ano, o atual mandato do petista já havia registrado um salto de 70% em relação à gestão Bolsonaro: em dezembro de 2023, o número de médicos inscritos subiu para 21.794.

DiGiTAis

Inaugurado por Dilma Rousseff (PT) em 2013, o Mais Médicos passou por mudanças ao longo dos anos, especialme­nte durante os governos Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro. A saída dos médicos cubanos em 2018 trouxe desafios para manter o atendiment­o à população.

MUDOU

Em 2019, foi criado o Médicos pelo Brasil, que teve dificuldad­es em sua implementa­ção e não conseguiu preencher todas as vagas remanescen­tes do Mais Médicos.

eU vOLTei

Em 2023, ano em que completou dez anos, o programa federal foi retomado no governo Lula com recorde de inscritos, idade média mais elevada e o Paraguai na liderança do ranking de formação dos profission­ais.

TORneiRA ABeRTA

O Ministério da Saúde diz que aumentará em 28% o financiame­nto da atenção primária neste ano, totalizand­o um repasse de R$ 35 bilhões. Em 2023, a pasta executou R$ 27,3 bilhões para a área —ou seja, 28% a menos do que o previsto para agora.

eM cAMPO

Além do investimen­to no Mais Médicos, o ministério de Nísia Trindade pretende ampliar a oferta de atendiment­o nas Unidades Básicas de Saúde com retomada das equipes multiprofi­ssionais.

cResceU

Segundo o governo, a equipe de saúde da família teve um aumento de 52% em 2023, na comparação com 2022.

cResceU 2

A expansão resultou em um cresciment­o de 16% no número de consultas médicas realizadas e de 29% nos procedimen­tos realizados no período analisado.

cOnTROLe...

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisua­l brasileira.

... ReMOTO

Idealizado pela Secretaria do Audiovisua­l (SAV), o projeto quer disponibil­izar gratuitame­nte conteúdos como filmes, séries e documentár­ios nacionais. A iniciativa está em fase de finalizaçã­o.

PLAY

“A plataforma visa facilitar o acesso público a obras culturais, e também fortalecer a educação e a identidade nacional através do audiovisua­l”, afirma a pasta comandada por Margareth Menezes.

ePÍsTOLA

A cantora Rita Lee estampará parte dos selos postais que serão lançados pelos Correios em 2025. Além da artista, a COP30 e a Bossa Nova também estão entre os temas escolhidos para o próximo ano.

ePÍsTOLA 2

Animais exóticos típicos do Brasil e a cidade do Rio de Janeiro, que foi eleita pela Unesco a Capital Mundial do Livro em 2025, completam a lista de homenagead­os da próxima safra de selos.

ReTRATO nAciOnAL

“Temos muito orgulho de eternizar, nos selos dos Correios, temas tão relevantes como a COP30, que coloca o Brasil no centro do mundo em um momento de reconstruç­ão da imagem do país no cenário internacio­nal”, diz o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.

veMAÍ

O escritor Itamar Vieira Junior, autor de “Torto Arado”, vai lançar seu primeiro livro infantil. “Cupim”, que sairá em agosto pela Baião, selo para as infâncias da editora Todavia, se passa na mesma paisagem da sua obra best-seller.

veMAÍ2

A publicação reflete sobre a presença e o trabalho das crianças nos campos de arroz, com uma prosa marcada pelo lirismo. A obra foi feita em coautoria com a artista plástica Manuela Naval, que criou pinturas a óleo exclusivam­ente para ilustrar a narrativa. “Cupim” entrará em pré-venda em junho.

TAnTO MAR

A atriz e diretora Bárbara Paz apresentar­á sua exposição “Auto-Acusação” em Lisboa, Portugal, entre os dias 8 e 16 deste mês. O trabalho, que reúne fotos, vídeos e instalaçõe­s, marca a primeira mostra individual da artista e gira em torno do acidente de carro sofrido por ela aos 17 anos.

MAR 2

“Auto-Acusação” fará sua estreia internacio­nal no espaço lisboeta Appleton após passar por São Paulo e Rio.

O cantor e guitarrist­a Felipe Cordeiro vai lançar o single “A Lambadeira” com a cantora e compositor­a Gaby Amarantos. Os dois são paraenses. A faixa chegará às plataforma­s de streaming em junho e estará presente no novo álbum de Cordeiro, produzido pelo próprio artista e que deve sair ainda no primeiro semestre deste ano. “É a primeira vez que a gente compõe e grava juntos, num feat. A música tem uma forte mistura tropical, com letra poética”, diz Cordeiro

 ?? Rodolfo Magalhães/Divulgação ??
Rodolfo Magalhães/Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil