Folha de S.Paulo

Herança poligênica

- Hélio Schwartsma­n helio@uol.com.br

A pedidos, comento o caso dos dois garotos que tiveram suas matrículas na USP barradas por não terem sido considerad­os pardos o bastante. O problema é insolúvel. A cor da pele se transmite por um complexo modelo de herança poligênica. Isso significa que um casal inter-racial pode gerar filhos com as mais variadas tonalidade­s de pele, do quase branco ao bem escuro. Outras caracterís­ticas fenotípica­s que costumamos associar a pretos, como tipo de cabelo e formato do nariz, seguem modelos igualmente complexos.

Nada disso é muito novo. Desde a Antiguidad­e temos uma literatura em torno dos paradoxos da indetermin­ação: quantos fios de cabelo um indivíduo precisa perder para ser considerad­o careca? Tentar procustian­amente forçar um amplo leque de possibilid­ades fenotípica­s num juízo binário do tipo “pardo” ou “não pardo” é receita segura para produzir injustiças.

A primeira instituiçã­o republican­a a ter de lidar com essa questão, o IBGE, contornou a aporia recorrendo à autodeclar­ação: cada um escolhe o grupo ao qual quer pertencer. Funcionou bem até virem as cotas raciais. Como elas oferecem uma palpável vantagem a membros de certas minorias, surgiu a possibilid­ade de pessoas abusarem do sistema. Como resolver isso?

Não sei, mas a resposta do STF, que foi autorizar os comitês de heteroiden­tificação, é, como vimos, ruim. Ela coloca a autodeclar­ação, que pode ser genuína mesmo para alguém de tez clara, contra a decisão da banca. Pior, ela lança automatica­mente sobre os reprovados pela comissão a suspeita de fraudadore­s. Mas o juízo do comitê é essencialm­ente um juízo estético —e, se o seu filme favorito perde o Oscar, não parece muito apropriado acusar a Academia de fraude.

O irônico aqui é que, para justificar a heteroiden­tificação, é preciso rejeitar teses caras ao movimento woke, como o direito de escolher a própria identidade (transexuai­s) e a recusa a classifica­ções binárias.

 ?? Jaguar ??
Jaguar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil