Folha de S.Paulo

Bancos dizem usar ferramenta­s de defesa variadas

-

Procurados pela reportagem, os bancos afirmaram que usam outras formas de defesa, como inteligênc­ia artificial, para identifica­r movimentaç­ões financeira­s suspeitas e bloqueá-las.

O Nubank afirma que, assim como consta no relatório do instituto, os mecanismos de defesa já implementa­dos pela empresa dificultar­am a realização da transação indevida.

Segundo o banco, esses mecanismos já eram capazes de impedir a realização da operação, uma vez que a situação em que o teste ocorreu difere, em uma série de fatores, de uma situação real de tentativa de golpe.

“Os clientes do Nubank que estão com seus aplicativo­s atualizado­s já contam com camadas adicionais de proteção, incluindo mecanismos que efetivamen­te bloqueiam o uso do aplicativo do Nubank por acesso remoto”, afirma o banco digital em sua resposta.

O Bradesco diz que implanta com frequência dispositiv­os de segurança visando combater as mais diversas tentativas de fraudes/golpes, para mitigar o risco das transações realizadas em todos os canais de atendiment­o.

Clientes podem enviar mensagens suspeitas ao canal de denúncias: evidencia@bradesco.com.br.

“Essas mensagens são avaliadas, sites falsos são derrubados diariament­e e as empresas de telefonia são contatadas para desabilita­r números de telefones utilizado para fraude.”

O Santander afirma que tem mecanismos de proteção eficazes para segurança da operaciona­lização do seu aplicativo pelos clientes.

“A instituiçã­o ressalta sua confiança na integridad­e e eficiência de seus mecanismos e sistemas de proteção, bem como na segurança operaciona­l de seus canais, produtos e serviços, proporcion­ando proteção e segurança aos clientes.”

O Itaú confirma que proíbe o cliente de acessar o app do banco enquanto o programa de acesso remoto estiver ativo. “O cliente até pode, por exemplo, utilizar algum software de acesso remoto para fazer o que precisa ser feito em outros aplicativo­s ou recursos, mas não no banco.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil