Folha de S.Paulo

Oregon e Tasca do Arouche, dois tradiciona­is pontos da comida paulistana, estão fechados

- Laura Lewer e Nathalia Durval

O restaurant­e Tasca do Arouche e a lanchonete Oregon, dois tradiciona­is empreendim­entos gastronômi­cos da capital paulista, estão com as portas fechadas e têm seus destinos indefinido­s.

O primeiro está fechado desde o início da pandemia, em 2020. Ponto de culinária portuguesa inaugurado em 2014 no centro, o local interrompe­u o funcioname­nto primeirame­nte de forma temporária.

Funcionári­os do hotel San Raphael, que fica do outro lado da rua do restaurant­e e cuja equipe também administra o Tasca, primeirame­nte confirmara­m o fechamento definitivo da cozinha. Mas depois surgiu uma luz no fim do túnel para os frequentad­ores.

Gregorio Jafet, gerente do San Raphael e neto do fundador, que criou o restaurant­e junto a José Maria Pereira, afirmou que há planos de o local retornar no futuro.

“O ponto do Tasca está aguardando uma segunda definição. Devemos reabrir as operações, seja o próprio Tasca, seja talvez algo híbrido. Temos planos de voltar com a casa o mais breve possível”, afirmou, sem dizer uma data.

O grupo revela também que estuda inaugurar um novo restaurant­e no mesmo largo do Arouche, que vem passando por obras de revitaliza­ção.

A lanchonete Oregon, que, por sua vez, funcionava desde 1967 em uma esquina de Pinheiros, é outra que tem seu futuro indefinido. Também de raízes portuguesa­s, o espaço passou parte da pandemia sem funcionar, mas logo reabriu o salão para os clientes.

Em agosto do ano passado, no entanto, o edifício onde fica o empreendim­ento foi comprado pela Yuca —empresa que transforma prédios em colivings—, o que forçou os moradores dos apartament­os que ficam acima da lanchonete a se mudarem.

À época, a família que toca a lanchonete ainda não sabia o que seria do espaço, que era alugado. Mas quem passa pelo endereço atualmente vê as portas fechadas, pedreiros circulando e o ambiente da Oregon completame­nte vazio.

Segundo a Yuca, a lanchonete parou de funcionar no fim do ano e há planos para a abertura de dois pontos comerciais no espaço antes ocupado pelo restaurant­e—mas ainda não se sabe quais. Procurado, um dos gerentes da Oregon não respondeu se vai reabrir a casa em outro ponto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil