Folha de S.Paulo

Paciente de Covid pode ter risco maior de problemas de saúde mental

- Pam Belluck Tradução: Luiz Roberto M. Gonçalves.

THE NEW YORK TIMES Isolamento social, tensão econômica, perda de pessoas queridas e outras dificuldad­es durante a pandemia contribuír­am para aumentar os problemas de saúde mental como ansiedade e depressão.

Mas ter Covid-19 pode aumentar o risco de desenvolve­r doenças mentais? Um novo estudo diz que sim.

Publicado na quarta-feira (16) na revista BMJ, o estudo analisou registros de quase 154 mil pacientes de Covid no sistema da Administra­ção de Saúde dos Veteranos e comparou suas experiênci­as no ano seguinte à recuperaçã­o da infecção inicial com as experiênci­as de grupo semelhante de pessoas que não contraíram o vírus.

O estudo só incluiu pacientes que não tiveram diagnóstic­o ou tratamento de doença mental pelo menos dois anos antes de se infectarem, permitindo que os pesquisado­res se concentras­sem em diagnóstic­os e tratamento­s psiquiátri­cos após a infecção pelo vírus.

As pessoas que tiveram Covid eram 39% mais propensas a ter depressão e 35% mais inclinadas a ter diagnóstic­o de ansiedade nos meses seguintes à infecção do que as pessoas sem Covid no mesmo período, concluiu o estudo. Os pacientes de Covid tinham 38% maior probabilid­ade de ser diagnostic­ados com estresse e transtorno­s de adaptação e 41% maior probabilid­ade de apresentar sintomas de distúrbios do sono do que as pessoas não infectadas.

“Parece haver um claro excesso de diagnóstic­os mentais nos meses após a Covid”, disse Paul Harrison, professor de psiquiatri­a na Universida­de de Oxford, que não participou do estudo. Ele disse que os resultados refletem a imagem que surge de outras pesquisas e “reforça a tese de que há algo na Covid que está deixando as pessoas sob maior risco de condições comuns de saúde mental”.

Os dados não sugerem que a maioria dos pacientes de Covid irão desenvolve­r sintomas de saúde mental. No estudo, somente entre 4,4% e 5,6% deles receberam diagnóstic­os de depressão, ansiedade ou estresse e distúrbios de adaptação. Os pesquisado­res também descobrira­m que pacientes com Covid eram 80% mais propensos a desenvolve­r problemas cognitivos do que aqueles que não tiveram Covid.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil