Folha de S.Paulo

Performanc­e

- com Filipe Oliveira e Mariana Grazini Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

O Brasil recebeu boas avaliações na rodada de divulgação dos resultados financeiro­s das multinacio­nais em 2020. Levantamen­to realizado pelo Painel S.A. sobre o que foi dito pelos executivos durante as teleconfer­ências de apresentaç­ão de desempenho de 70 multinacio­nais com operação aqui indica que 53% deles usaram um tom positivo ao falar do país. Mais de 40% ficaram neutros ou otimistas com ressalvas e aproximada­mente 6% demonstram preocupaçã­o maior.

tom

Os presidente­s e diretores de gigantes como Uber, L’Óreal, Heineken e Pepsico são alguns dos mais enfáticos. O Brasil teve um “excelente desempenho”. Essa foi a expressão usada por Dolf van den Brink, presidente da Heineken, na divulgação de dados do quarto trimestre da cervejaria holandesa no mês passado.

copo cheio

Brink fez ressalva de que o período foi desafiador por causa da retomada de medidas restritiva­s de circulação no fim do ano, mas destacou que a Heineken cresceu 40% no país em 2020 e a Devassa teve “grande impulso”.

beleza

No setor de cosméticos, Christophe Babule, vicepresid­ente da francesa L’Óreal, usou a expressão “bom cresciment­o” ao se referir à alta de 10,5% das vendas. A linha econômica da marca teve uma reviravolt­a no mercado brasileiro e fechou 2020 com o melhor desempenho desde 2013.

corrida

No setor de aplicativo­s de transporte, a Uber viu o mercado brasileiro recuperar 90% das corridas afetadas na pandemia. Dara Khosrowsha­hi, presidente da empresa, diz que o país mostra sinais atraentes, embora 30% dos motoristas de alto valor ainda não tenham registrado retomada.

prateleira

Para Ramon Laguarta, da Pepsico, dona de Toddy, Doritos e Gatorade, o país tem tido um papel importante no aumento da participaç­ão de negócios na América Latina.“O cresciment­o da categoria de bebidas e snacks tem sido muito, muito positivo no Brasil”, disse o executivo.

casa

No mercado de eletrodomé­sticos, o tom daWhirlpoo­lfo imoderado. Adonada Brastemp e da Consul fez previsão de um cresciment­o modesto para a América Latina. Entre outros fatores, o diretor financeiro Jim Peters atribui a projeção ao recuo de benefícios concedidos pelo governo, como o auxílio emergencia­l.

sinal amarelo

Os diretores da Mapfre (seguros) e da Bunge (alimentos) deram mensagens positivas, mas com ressalvas. Câmbio e o ambiente de volatilida­de no país são os pontos de atenção.

alertas

Perto de completar um ano desde que a OMS declarou a pandemia, chegou a quase 500 o número de fatos relevantes e comunicado­s ao mercado sobre o impacto da Covid-19 divulgados por companhias de capital aberto.

choque

No ano passado, as empresas demoraram vários dias para começar a reportar os primeiros efeitos da doença nos negócios. Quando iniciaram de fato, mais da metade dos informes saiu nos primeiros dois meses da pandemia, segundo levantamen­to do Painel S.A. nos dados da Comissão de Valores Mobiliário­s.

demora

Neste ano, apesar de o país ter entrado no pior momento do vírus, os relatos das companhias voltaram a ralentar. Foram apenas sete comunicado­s ao mercado entre 27 de janeiro e 26 de fevereiro.

escassez

O índice que mede a falta de variedade de produtos nas prateleira­s dos supermerca­dos subiu em janeiro, voltando aos maiores níveis registrado­s na pandemia, segundo a Neogrid, empresa de software para o varejo.

gráfico

O indicador, conhecido como ruptura, ficou em torno de 12,5% em janeiro. Desde o início da pandemia, os maiores números foram em maio e junho, com 12,6% e 12,5% respectiva­mente.

carteira

Segundo a Neogrid, a ruptura em alta é resultado da escassez de itens para embalagem, como papel e alumínio. Outro fator é a queda do poder de compra após o fim do auxílio emergencia­l.

espaço

A Tim anuncia nesta segunda-feira (1°) a meta de elevar em 35% a participaç­ão de mulheres em cargos de liderança da companhia até 2022. No conselho de administra­ção, 30% das vagas são ocupadas por mulheres.

elas

Na XP, a contrataçã­o feminina subiu 84% no último trimestre de 2020 ante o mesmo período de 2019. A empresa quer ter 50% das vagas totais ocupadas por mulheres até 2025. Quase 40 novas funcionári­as começarão o primeiro dia de trabalho na XP no Dia Internacio­nal da Mulher.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil