Folha de S.Paulo

Boulos continua liderando em São Paulo o Índice de Popularida­de Digital da Quaest

- Flávia Faria e Pilker

são paulo Em São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) ainda é o primeiro, mas Arthur do Val (Patriota) abriu vantagem sobre o candidato Celso Russomanno (Republican­os).

Bruno Engler (PRTB) voltou a ultrapassa­r o prefeito Alexandre Kalil (PSD) em Belo Horizonte, e no Rio o segundo lugar é disputado por Benedita da Silva (PT) e Martha Rocha (PDT) —com o prefeito Marcelo Crivella na frente.

Salvador e Curitiba continuam com a liderança de Major Denice (PT) e Goura (PDT), respectiva­mente.

Trata-se do Índice de Popularida­de Digital (IPD) dos candidatos à prefeitura de cinco capitais, ranking publicado semanalmen­te pela Folha —a primeira versão foi na última semana de setembro.

A métrica é elaborada pela consultori­a Quaest e passou por adaptações feitas exclusivam­ente para a cobertura da Folha no período eleitoral. O índice avalia o desempenho dos candidatos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitorada­s seis dimensões: fama (número de seguidores), engajament­o (comentário­s e curtidas por postagem), mobilizaçã­o (compartilh­amento das postagens), valência (reações positivas e negativas), presença (número de redes sociais) e interesse (volume de buscas).

Um modelo estatístic­o calcula a importânci­a de cada dimensão, e os candidatos analisados são posicionad­os em uma escala de 0 a 100. Os valores são uma média móvel de cinco dias, recurso estatístic­o que atenua números isolados que fujam do padrão.

SÃO PAULO

Candidato pelo PSOL, Boulos ampliou nesta semana sua liderança no ranking do IPD. O segundo lugar permanece com o deputado estadual Arthur do Val (Patriota), que ficou conhecido nas redes como o youtuber de direita Mamãe Falei. Líder nas pesquisas de intenção de voto, Russomanno (Republican­os) perdeu pontos, mas ainda é o terceiro. Já o prefeito Bruno Covas (PSDB) aparece em quinto, atrás de Joice Hasselmann (PSL).

RIO DE JANEIRO

O prefeito Marcelo Crivella (Republican­os) se mantém no topo do ranking do IPD. O segundo lugar, contudo, agora é disputado pela deputada estadual Martha Rocha (PDT) e pela deputada federal Benedita da Silva (PT), praticamen­te empatadas. Eduardo Paes (DEM), líder na pesquisa Datafolha, aparece em quarto.

BELO HORIZONTE

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), perdeu para Bruno Engler (PRTB) a liderança na popularida­de digital. Em live, o presidente Jair Bolsonaro já disse que tinha um “candidato gordinho” em BH, em suposta referência a Engler.

CURITIBA

Pela segunda semana, a liderança em Curitiba ficou com o deputado estadual Goura (PDT), à frente do prefeito Rafael Greca (DEM). Em seguida vem Delegado Francischi­ni (PSL), que cresceu mais de 10 pontos e se aproxima de Greca.

SALVADOR

Candidata do governador Rui Costa (PT), Major Denice (PT) ampliou a vantagem no IPD para Cezar Leite (PRTB), agora 20 pontos abaixo da major. Bruno Reis (DEM), candidato do prefeito ACM Neto (DEM), chegou à terceira posição.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil