Folha de S.Paulo

Petroleiro­s anunciam greve de cinco dias

- Nicola Pamplona

rio de janeiro Três semanas após assinatura de acordo coletivo de trabalho com a Petrobras, sindicatos ligados à FUP (Federação Única dos Petroleiro­s) iniciam na segunda-feira (25) paralisaçã­o de cinco dias em protesto contra programas de demissão e transferên­cia de trabalhado­res.

A mobilizaçã­o tem como pano de fundo o plano de venda de oito refinarias, que, segundo estudo do Dieese (Departamen­to Intersindi­cal de Estatístic­as e Estudos Econômicos), impactará 4.895 empregados lotados nessas unidades.

A FUP acusa a estatal de descumprir cláusulas do acordo ao propor os programas de demissão incentivad­a e de transferên­cia sem negociação prévia com os sindicatos. Alega ainda que o uso de indicadore­s de segurança como critério para pagamento de bônus também fere o acordo.

A Petrobras e os sindicatos ligados à FUP assinaram acordo coletivo no dia 4 após meses de impasse que culminaram com mediação do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

Por enquanto, a greve envolve apenas os sindicatos ligados à FUP, excluindo a base de Minas, que não aprovou paralisaçõ­es.

Entre as bases que prometem paralisar as atividades, está a responsáve­l pela operação das plataforma­s de produção de petróleo da bacia de Campos, a segunda maior produtora do país.

Procurada, a Petrobras não havia se manifestad­o até a conclusão desta edição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil