Folha de S.Paulo

Republican­a conquista última cadeira do Senado

-

Os republican­os conquistar­am a última vaga do Senado americano com a vitória de Cindy Hyde-Smith, 59, na eleição no estado de Mississipp­i realizada na terça-feira (27).

Com 54% dos votos, ela derrotou o democrata Mike Espy, 64. Ela foi bem em áreas do estado em que o presidente Donald Trump se destacou na disputa de 2016. Espy, negro, ganhou por amplas margens nas regiões de maioria negra.

As eleições de meio de mandato deste ano renovaram um terço das cadeiras do Senado americano.

Com a vitória de HydeSmith, o Senado dos EUA será composto por 53 republican­os e 47 democratas. Atualmente, Trump já conta com a maioria dos senadores —51 a 49.

A campanha no Mississipp­i foi marcada por um vídeo em que Hyde-Smith agradece um de seus apoiadores dizendo que “se ele me convidasse para um enforcamen­to público, eu estaria na primeira fila”.

A menção foi vista como uma referência ao linchament­o de negros no estado, onde quase 600 negros foram enforcados até 1968.

A republican­a foi alvo de duras críticas e algumas empresas que doaram fundos para sua campanha, como o Walmart, pediram a devolução do dinheiro.

A eleição foi realizada na terça-feira depois que a votação original, no início deste mês, terminou sem nenhum dos quatro candidatos obtendo os 50% dos votos necessário­s para se eleger.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil