Folha de S.Paulo

‘Só toco berimbau’, diz responsáve­l por Cultura

- Ranier Bragon

Momentos depois de ser anunciado como titular da nova pasta da Cidadania, que abrigará os atuais Desenvolvi­mento Social, Esporte e Cultura, Osmar Terra (MDB) disse à Folha não conhecer nada sobre os dois últimos temas. “Só toco berimbau”, afirmou, dando gargalhada­s em seguida.

Em passagem pela Câmara, Terra, que atualmente chefia o Desenvolvi­mento Social do governo Michel Temer, negou que tenha havido participaç­ão do seu partido na indicação, mas sim de frentes legislativ­as pouco articulada­s e representa­tivas, como a do Assistênci­a Social e de defesa das Santas Casas.

Apesar do desconheci­mento sobre grande parte das novas funções, defendeu auditoria na Lei Rouanet, hoje o principal instrument­o federal de incentivo às artes.

“Olha, eu nem conheço”, respondeu ao questionam­ento da Folha sobre quais os principais problemas do Esporte e da Cultura, em sua opinião.

“Ontem de noite que me falaram que ia ser assim, que ia ter essa estrutura. Eu tô indo amanhã visitar o Esporte, conversar com o Sergio Sá [na verdade, ministro da Cultura], vou visitar a Cultura também, ter uma ideia, para eles me falarem... o Leandro lá [Leandro Cruz Fróes da Silva, ministro do Esporte], o Sérgio, ter uma ideia e ver de que maneira a gente pode integrar, mas acho que tem muita coisa que pode integrar com a área social”, afirmou Terra.

Diante da insistênci­a sobre se tinha alguma experiênci­a passada em Esporte ou Cultura, afirmou só tocar berimbau.

“Cultura é um mundo, né? E um mundo problemáti­co.”

Sobre a Lei Rouanet, Terra disse que uma auditoria pode mostrar se houve desvios ou captura do instrument­o pela esquerda. A lei foi um dos principais alvos de Jair Bolsonaro e aliados na campanha eleitoral. “A gente tem que fazer essa auditoria, não tenho opinião formada sobre isso”, disse o emedebista.

Segundo o futuro ministro, Bolsonaro pediu a ele apenas para avançar nos projetos do Desenvolvi­mento Social. Quanto a Esporte e Cultura, não teria havido nenhum pedido do eleito. “Vou fazer uma proposta e entregar pra ele”, disse, sobre os dois temas.

 ?? Pedro Ladeira/Folhapress ?? Grupo de deputados em um dos acessos ao CCBB, sede da equipe de transição de Bolsonaro, no DF
Pedro Ladeira/Folhapress Grupo de deputados em um dos acessos ao CCBB, sede da equipe de transição de Bolsonaro, no DF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil