Folha de S.Paulo

Yellow muda plano em SP, ‘trava’ bicicletas em área nobre e cria multa

Usuário de aplicativo não pode mais deixar bike amarela onde quiser; fora da área demarcada, devolução sai R$ 30

- Bianka Vieira

O aplicativo de bicicletas amarelas que chegou a São Paulo com a propaganda de que o usuário poderia pegar a sua bike, sair pedalando por aí e estacioná-la onde quiser mudou de planos. A Yellow Bike criou uma restrição de uso e até uma multa para quem não respeitar os novos limites.

A restrição vai na contramão do sistema “dockless” (sem estação), carro-chefe de propaganda da marca, que dizia ser possível deixar e pegar as bicicletas em qualquer canto da cidade.

Para quem está fora da zona oeste da cidade de São Paulo, encontrar uma Yellow não será tão simples quanto andar de bicicleta. A partir da próxima segunda-feira, 1º de outubro, a empresa responsáve­l pelas amarelas passará a cobrar uma taxa de R$ 30 de quem estacionar fora de sua área de atuação.

No aplicativo para celular, um novo mapa delimitado já está disponível e exibe apenas um miolo cerceado, nos extremos, pelos bairros de Vila Leopoldina (zona oeste), Butantã (zona oeste), Santo Amaro (zona sul) e Jardins (zona oeste).

No dia 3 de setembro, a Folha noticiou que o modelo havia chegado a bairros da periferia de São Paulo, como Cidade Dutra, Capão Redondo e Grajaú, no extremo da zona sul, e Brasilândi­a e Pirituba, na zona norte. Todos eles foram apagados no novo mapa.

Até então, a reportagem havia identifica­do maior número de bicicletas em áreas nobres da zona oeste, como os bairros de Itaim Bibi, Vila Olímpia e Pinheiros. Regiões norte, sul e centro não tinham tanta incidência das bikes da companhia.

Usuários que estiverem fora da área de atuação da Yellow e optarem por não utilizar mais o serviço podem solicitar o estorno de seus créditos através do próprio aplicativo.

 ??  ??
 ?? Rubens Cavallari - 28.ago.18/Folhapress ?? Yellow Bike no term. Santo Amaro
Rubens Cavallari - 28.ago.18/Folhapress Yellow Bike no term. Santo Amaro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil