Folha de S.Paulo

Feira de foto traz discussão sobre manipulaçã­o da imagem

SP-Arte/Foto apresenta obras de nomes consagrado­s como David LaChapelle e Ellen von Unwerth

- Isabella Menon Divulgação

A edição de fotografia não é algo novo. Se hoje é um recurso atrelado ao Photoshop, no século 19 os fotógrafos pintavam e sobrepunha­m negativos para editar imagens. Este será um dos temas tratados nas palestras da SP-Arte/Foto, aberta nesta quarta (22) para convidados e quinta (23) para o público.

Malcolm Daniel, curador de fotografia do Museu de Belas Artes de Houston, é um dos convidados a falar sobre o tema, em palestra na sexta (24). Junto a ele, estará Fabiana Bruno, que discorre sobre a pós-fotografia —o termo se refere ao período após a chegada de práticas digitais.

A cobertura jornalísti­ca em zonas de conflitos será tema de outro encontro, que reunirá Patricia Campos Mello, repórter especial da Folha, e o fotógrafo Gabriel Chaim.

Entre as obras expostas, o grande destaque são os retratos do americano David LaChapelle, conhecido por suas fotografia­s coloridas e inusitadas, expostas no evento pela Galeria de Babel.

Já a alemã Ellen von Unwerth, uma conceituad­a fotógrafa de moda, terá seus retratos expostos pela galeria do marchand Mario Cohen.

Entre os brasileiro­s, há Miguel Rio Branco, com obras na Silvia Cintra. E Walter Firmo, Juan Esteves e Bob Wolfenson —que tem outra exposição no Espaço Cultural Porto Seguro— exibem fotos de obras de Niemeyer no espaço da galeria Pinakothek­e.

O homenagead­o desta edição do evento é o paulista German Lorca —em paralelo à feira, entra em cartaz neste sábado (25) uma exposição no Itaú Cultural que revisita seus 70 anos de atuação.

“Ele é um dos precursore­s da linguagem moderna na fotografia brasileira, que influencio­u e influencia toda uma geração de fotógrafos contemporâ­neos”, disse Fernanda Feitosa, idealizado­ra do evento.

Além das galerias, editoras como a Fotô Editorial e Madalena apresentam fotolivros. Segundo Iatã Cannabra, à frente desta última, a presença dos fotolivros na feira é de extrema importânci­a para fomentar a produção desse formato em alta.

“A primeira vez que se falou em fotolivro foi em 2006, no Fórum Latino Americano de São Paulo. Antes disso, o termo era relacionad­o a álbuns de casamento”, afirma ele.

SP-Arte/Foto

Shopping JK Iguatemi. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2.041. Qui. a sáb., das 13h às 21h; e dom.

(26), das 13h às 20h. Grátis

 ??  ?? Foto de Ivens Machado que está na SP-Arte/
Foto de Ivens Machado que está na SP-Arte/

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil