Folha de S.Paulo

Chefs e produtores invadem São Paulo com o Fartura

Terceira edição do evento acontece neste fim de semana no Jockey Club

- Matheus Prado

Do místico arroz tapajônico do Pará ao consagrado pão de queijo de Minas Gerais, a gastronomi­a brasileira é extremamen­te farta. São sabores, ingredient­es e preparos que vão além do prato —como nos mostra o Festival Fartura.

Em sua terceira edição em São Paulo, a festa ocupa o Jockey Club neste final de semana (dias 4 e 5) com estandes, receitas, aulas teóricas e práticas que retratam e valorizam essa diversidad­e.

Renomados nomes da gastronomi­a local como Cafira Foz, do Fitó, e Luiz Filipe Souza, do Evvai, recebem seus pares que vêm de todo o país.

De Recife, o chef André Saburó traz à festa um croquete tipicament­e japonês (ebi korokke), com um ponzu (molho) de pimenta de cheiro, caracterís­tico de Pernambuco. O bacon da Fazenda Yaguara, produzido artesanalm­ente no interior de seu estado, também será usado no preparo.

Estreantes no evento enquanto coletivo, os 12 produtores que fazem parte do Caminho do Queijo Paulista reforçam o coro. Heloisa Collins, mestre queijeira do Capril do Bosque, em Joanópolis, conta que existe uma grande interação. “É muito bacana o volume de negócios que a gente consegue realizar”, diz. Em seu estande, o Caminho terá cerca de 45 tipos de queijo à venda.

E foi justamente a partir destas trocas de experiênci­as, por meio das Expedições Fartura, que o evento se consolidou. Rodando o Brasil desde 2012, o projeto já passou por todos os estados do país, entrevista­ndo mais de 500 personagen­s da culinária brasileira e mapeando ingredient­es.

“Os eventos são alimentado­s sobretudo pelo material que colhemos nas expedições, que mapeiam a cadeia produtiva da nossa cozinha, da origem ao prato”, conta a jornalista Luiza Fecarotta, curadora do Fartura e crítica da Folha.

“Nesta edição, há uma série de conexões com a viagem que fizemos pelo Vale do Paraíba e arredores, como a farinha de milho caipira de Lindoia, que visitamos com a equipe e estará à venda no festival”, conta.

Ao todo, serão mais de 75 atrações gastronômi­cas, divididas em seis categorias: Chefs e Restaurant­es, Petiscos, Lanches e Doces, Espaço Conhecimen­to, Espaço Interativo, Cozinha ao Vivo e Produtos e Produtores. O festival ainda passa este ano por Tiradentes, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Belém, além de Lisboa, em Portugal.

Festival Fartura

Jockey Club de São Paulo (av. Lineu de Paula Machado, 1.263, Cidade Jardim). Sáb. (4), das 12h às 22h, e dom. (5), das 12h às 20h. Ingressos: R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia)

Renomados nomes da gastronomi­a local como Cafira Foz, do Fitó, e Luiz Filipe Souza, do Evvai, recebem seus pares que vêm de todo o país

 ?? Keiny Andrade/ Folhapress ?? Embutidos da Linguiçari­a Real Bragança
Keiny Andrade/ Folhapress Embutidos da Linguiçari­a Real Bragança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil