Folha de S.Paulo

Como evitar um infarto durante os jogos da Copa?

- SAÚDE RESPONDE saude@grupofolha.com.br

Haja coração em época de Copa do Mundo.

Estudos já mostraram que a competição pode elevar o risco cardíaco —em 1998, o número de internaçõe­s por infarto na Inglaterra aumentou 25% após a derrota para a Argentina, nos pênaltis, segundo pesquisa publicada na revista médica BMJ.

Na Holanda, houve até aumento de mortalidad­e cardiovasc­ular associada à partida contra a França no campeonato europeu de 1996.

Quem tem doença cardiovasc­ular ou histórico familiar deve tomar cuidado redobrado para que os jogos sejam só alegria.

1. Sono

Dormir bem se torna ainda mais importante se a pessoa já tem algum problema como ronco ou apneia obstrutiva, segundo Leandro Zimerman, membro da Sobrac (Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas).

2. Cigarro

O jogo ficou tenso e deu vontade de fumar? Saiba que a nicotina influencia a liberação da adrenalina, que naturalmen­te acelera os batimentos cardíacos.

3. Alimentaçã­o

Todos deveriam evitar frituras e alimentos muito salgados, como embutidos, em excesso. Obesos, hipertenso­s, diabéticos e pessoas com colesterol alto, ainda mais. A mesma coisa vale para as bebidas alcoólicas, que elevam os batimentos cardíacos.

4. Remédios

Não se medique por conta própria nem esqueça de tomar a sua medicação por causa da mudança de rotina com os jogos.

5. Esporte

Se a Copa do Mundo fez você ficar com vontade de voltar a praticar futebol, cuidado. Sem condiciona­mento físico, os riscos de lesões e de problemas de coração são maiores. O melhor é marcar uma avaliação médica antes.

6. Perigo

Não hesite em procurar ajuda especializ­ada ao sinal de sintomas como tontura forte, desmaio, palpitação, dor no peito e falta de ar.

As dicas, claro, não são exclusivas para a Copa e também valem para campeonato­s estaduais, nacionais e sul-americanos de futebol e outros esportes que toquem seu coração.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil