Folha de S.Paulo

Jogadores da seleção usarão YouTube para falar com fãs e lucrar na Copa do Mundo

Neymar, Marcelo e Willian se inspiram em atletas dos EUA para lucrar na rede

- -Luiz Cosenzo e Sérgio Rangel

Neymar, Marcelo e Willian farão a sua própria cobertura da Copa do Mundo. Em seus canais no Youtube, os jogadores da seleção brasileira contarão com suas próprias palavras a emoção de disputar o Mundial.

Desde o início da semana, uma equipe com três profission­ais trabalha em Londres produzindo conteúdo para o canal de Marcelo, que já conta com mais de 700 mil inscritos.

A capital inglesa foi escolhida pela comissão técnica para ser base da seleção na reta final de preparação antes da disputa do torneio. No Brasil, quase 20 pessoas estão envolvidas no projeto do lateral.

Pela programaçã­o da equipe, o canal do jogador do Real Madrid na internet exibirá cinco episódios até a estreia do Brasil no Mundial. O primeiro jogo da equipe nacional está marcado para o dia 17, contra a Suíça, em Rostov.

Neymar também começou a aquecer os seus fãs para a Copa do Mundo. Desde a semana passada, a equipe do canal do jogador do Paris Saint-Germain publica diariament­e depoimento de seus antigos treinadore­s.

Nesta terça-feira (5), Rogério Micale foi a atração em um dos vídeos. o treinador comandou o Brasil na conquista da medalha de ouro olímpica nos Jogos do Rio-2016.

Willian deverá colocar o seu canal no ar ainda antes do início da Copa do Mundo.

Apesar das restrições impostas pela Fifa para captação de imagens de treinos e jogos, os produtores dos três canais já contam com horas de entrevista­s e devem aproveitar as folgas dos atletas para que eles deem depoimento­s sobre os jogos na Rússia.

A série colocada no ar no canal de Marcelo no início do ano foi gravada em português e têm legendas em inglês e espanhol. A produção é brasileira, desenvolvi­da pelo grupo LX e realizada pela agência responsáve­l pela carreira do jogador, a LifePro.

Nos episódios, Marcelo aparece de maneira informal, dando entrevista em casa ou dirigindo seu carro pela capital espanhola. Conta com imagens raras, por exemplo,jogos do lateral no time de futsal do Fluminense, quando ainda era criança.

Segundo os produtores, a série já foi acessada por 6 milhões de pessoas.

Avessos a entrevista­s, os três investiram no canal para se comunicar de uma forma direta com os seus fãs .

A iniciativa dos jogadores da seleção segue o modelo

16h50 Islândia x Gana Amistoso, adotado por astros do esporte nos Estados Unidos, como os jogadores da NBA Isaiah Thomas, do Los Angeles Lakers, e Sthepen Curry, do Golden State Warriors.

Neste ano, a seleção faz a preparação mais fechada das últimas Copas. Os jornalista­s assistem a parte dos treinos e apenas um atleta participa da entrevista coletiva após as sessões comandadas por Tite.

Até agora, a comissão técnica fechou completame­nte os treinament­os para o acesso de jornalista­s em dois dias.

Na sexta (8), o último treino antes do embarque da delegação para a Áustria será fechado. No domingo (10), o Brasil enfrenta os donos da casa em Viena, no último amistoso antes do início da Copa.

Além de controlar a imagem, os jogadores investem no canal numa tentativa de faturar mais. Um dos responsáve­is pelo projeto ouvidos pela Folha acredita que o canal no YouTube pode ser uma fonte de receita extra.

Segundo cálculos de executivos do mercado do esporte, um atleta de alto nível acaba tendo até um terço de sua receita relacionad­o apenas à venda de sua imagem. Marcelo recebe do Real Madrid cerca de R$ 400 mil euros (R$ 1,8 milhão) mensais.

O lateral é patrocinad­o por três multinacio­nais. Ele deve anunciar até a próxima semana mais dois parceiros, que vão investir apenas no canal.

Exames descartam lesão no joelho de Renato Augusto

Sem treinar com bola há uma semana, o meio-campista Renato Augusto, 30, passou por exames nesta quarta-feira (6) em uma clínica de Londres. De acordo com a CBF, nenhuma lesão foi constatada no joelho esquerdo do jogador.

De volta ao CT do Tottenham, base de treinos da seleção brasileira para a Copa, o atleta fez um trabalho de fisioterap­ia e, na sequência, treino no gramado.

A princípio, a comissão técnica não trabalha com a hipótese de corte do atleta.

O meio-campista é o único jogador entre os 23 convocados por Tite que não está à disposição para os treinos.

Ele sentiu a lesão durante a atividade da última quarta (30). Desde então, só faz sessões de fisioterap­ia. Ele sequer viajou para Liverpool, onde a seleção disputou amistoso diante da Croácia, no domingo (3) —vitoria por 2 a 0.

Desde 2016 atuando no futebol chinês, Renato Augusto foi titular de Tite durante as eliminatór­ias sul-americanas. Ele só perdeu espaço na seleção recentemen­te.

O meio-campista do Beijing Guoan é o jogador que ficou menos minutos em campo desde agosto do ano passado, período equivalent­e ao da temporada europeia.

Nesse intervalo, foram 1.800 minutos jogando. Número bem inferior ao do zagueiro Geromel, o segundo que menos atuou, com 3.172 minutos. A temporada chinesa vai de março a novembro.

 ?? Alexandre Cassiano/Agência O Globo ?? Neymar faz aqueciment­o para treino da seleção na Inglaterra
Alexandre Cassiano/Agência O Globo Neymar faz aqueciment­o para treino da seleção na Inglaterra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil