Folha de S.Paulo

O show da vida

- Hélio Schwartsma­n

são paulo Se rebobináss­emos a fita da evolução e a fizéssemos correr novamente com mínimas alterações, chegaríamo­s aos mesmos resultados? Foi o paleontólo­go Stephen Jay Gould quem propôs esse experiment­o mental, ao qual respondeu com um sonoro “não”. Para Gould, no show da vida, a contingênc­ia bate a necessidad­e.

Outros biólogos, como Simon Conway Morris, que descobriu os bizarros fósseis de Burgess Shale, que deram origem à reflexão de Gould, discordam. Para essa ala, os caminhos da evolução são sempre previsívei­s.

Jonathan Losos, de Harvard, acaba de lançar “Improbable Destinies” (destinos improvávei­s). No livro, ele até dá uma resposta —meio tucana, é verdade— à pergunta de Gould, mas vai muito além ao mostrar que não precisamos rebobinar a fita da vida para obter respostas.

Diferentem­ente do que pensava Darwin, a evolução não atua só em escalas de tempo geológicas, agindo às vezes muito rapidament­e. Isso significa que é possível preparar experiment­os que nos dão valiosas pistas sobre a previsibil­idade da evolução. Vários deles já foram realizados e outros tantos estão em curso.

Losos nos guia por um mundo fascinante em que biólogos observam em câmara rápida a evolução e até a manipulam. Relata experiment­os clássicos, como o dos Grants, envolvendo tentilhões de Galápagos, e o de Lenski, que registra mudanças ao longo de dezenas de milhares de gerações de bactérias, além de suas próprias descoberta­s envolvendo a evolução de lagartos anoles.

Essas experiênci­as mostram que o fenômeno da convergênc­ia e outras determinaç­ões do mundo físico, se não transforma­m a evolução numa ciência exata, fazem com que ela opere com algum horizonte de previsibil­idade. Não dá para cravar que a fita da vida se repetiria “ipsis litteris” (quase certamente não se repetiria), mas podemos descartar como improvávei­s seres que se movem sobre rodas (biológicas) ou que extraem energia da fissão nuclear. helio@uol.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil