Folha de S.Paulo

Tucano se despede com Gandhi, choro e crítica à imprensa

Doria fez última reunião de portas fechadas, mas com estilo habitual, antes de deixar a prefeitura para disputar eleição ao governo

-

A última reunião de João Doria (PSDB) como prefeito de São Paulo na tarde desta sexta (6) foi a portas fechadas, sem público ou jornalista­s, evitando assim o desgaste por renunciar ao cargo mil dias antes do fim do mandato.

Mas, no espaço reservado, o agora ex-prefeito, que vai disputar a eleição ao governo, teve performanc­e ao seu estilo habitual, com citações a Mahatma Gandhi, vídeo com vitória de Ayrton Senna, choro, medalhas e antipetism­o.

Diante de uma plateia de secretário­s, vereadores da base aliada, empresário­s e familiares, Doria leu trechos de um livro sobre Mahatma Gandhi que disse ter ganhado de uma eleitora um dia antes.

Ele usou uma citação atribuída ao líder pacifista para descrever seu estilo de governar: “Melhor um ‘não’ com convicção do que um ‘sim’ dito apenas para agradar ou, pior, para evitar problemas”.

Segundo a Folha apurou com participan­tes da reunião, Doria foi às lágrimas mais de uma vez enquanto passava um filme com suas realizaçõe­s, ao distribuir medalhas para secretário­s e empresário­s e, por fim, ao exibir vídeo com vitória árdua de Ayrton Senna no Grande Prêmio do Brasil, em 1993. O tucano chacoalhou uma bandeira do Brasil e disse: “essa bandeira nunca será vermelha”.

Após passar o bastão para Bruno Covas, Doria deu rápida entrevista na qual apresentou um vídeo de 12 minutos sobre seus feitos no qual tenta justificar a decisão de abandonar o cargo. O tucano também criticou a imprensa.

Questionad­o pela Folha sobre as vagas criadas em creche, abaixo da promessa, ele disse que o repórter gostaria que ele tivesse criado menos vagas. Em seguida, acusou outro jornalista de exaltar a gestão Fernando Haddad (PT).

“É bom que pelo menos uma parte da mídia brasileira faça um pouco da reavaliaçã­o e tenha consciênci­a de que também pode errar”, disse. (GUILHERME SETO E ARTUR RODRIGUES)

 ?? Leon Rodrigues/Prefeitura de São Paulo/Divulgação ?? Doria após formalizar sua saída da Prefeitura de São Paulo
Leon Rodrigues/Prefeitura de São Paulo/Divulgação Doria após formalizar sua saída da Prefeitura de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil