Folha de S.Paulo

Meio Ambiente e Desenvolvi­mento Sustentáve­l do estado.

- TAÍS HIRATA

A mineradora Anglo American vai paralisar por 90 dias as atividades de seu mineroduto em Santo Antônio do Grama (a 230 km de Belo Horizonte) para checar se as falhas da linha são estruturai­s, afirmou o presidente da empresa, Ruben Fernandes, nesta terça-feira (3).

A empresa registrou, na semana passada, o segundo vazamento em menos de um mês no mineroduto.

O primeiro ocorreu em 12 de março, quando 300 toneladas de minério atingiram o rio e interrompe­ram o fornecimen­to de água na cidade. No segundo vazamento, foram 174 toneladas, segundo a mineradora.

O executivo minimizou o impacto ambiental do vazamento, afirmando que o dano provocado teria sido mínimo e será totalmente mitiga- do em até 45 dias.

“As causas ainda estão sendo determinad­as. Antes [do segundo vazamento], não havia nenhum indício de que o problema pudesse ser sistêmico. Agora, vamos fazer essa checagem, para avaliar se é uma falha estrutural”, disse ele, em um evento do banco Bradesco nesta terça, em São Paulo.

O Ministério Público Federal instaurou um inquérito civil para investigar as causas do rompimento e os responsáve­is. Foram solicitada­s informaçõe­s ao Ibama, à Copasa (estatal de fornecimen­to de água) e à Secretaria de RECUPERAÇíO A recuperaçã­o ambiental deverá ocorrer em um prazo de 30 a 45 dias, segundo Fernandes. Até agora, foram investidos cerca de R$ 6 milhões, mas o valor poderá aumentar, a depender do resultado da análise que será feita nos próximos meses

O executivo ainda disse que, por se tratar de um vazamento de minério de ferro, e não de rejeitos, como no caso da Samarco, em 2015, o impacto é muito menor.

A estimativa é que cerca de 3 milhões de toneladas deixem de ser comerciali­zadas por causa da paralisaçã­o nesses 90 dias. Ainda não há um estudo do impacto no faturament­o da companhia.

A expansão do mineroduto, que obteve licença em janeiro, não deverá ser afetada. “São processos paralelos.”

 ?? Divulgação/Ibama ?? Funcionári­o do Ibama fotografa área afetada por vazamento
Divulgação/Ibama Funcionári­o do Ibama fotografa área afetada por vazamento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil