Folha de S.Paulo

Congressis­tas dos EUA querem apuração sobre roubos de dados

Senadores republican­os pedem rigor em relação ao Facebook

-

Congressis­tas dos EUA reagiram neste domingo sobre o caso envolvendo a Cambridge Analytica, que obteve dados sigilosos de 50 milhões de usuários do Facebook e usou as informaçõe­s para ajudar a eleger o presidente Donald Trump em 2016.

Um dia após o jornal americano The New Times e o britânico The Observer (versão dominical do Guardian) publicarem a informação sobre o roubo de dados, eles se manifestar­am por um maior rigor em relação ao Facebook.

O senador republican­o Marco Rubio disse acreditar que algumas empresas de internet cresceram demais para arcarem com responsabi­lidades e obrigações. “Vamos analisar mais [sobre o roubo de dados] nos próximos dias. Mas, sim, estou preocupado.”

Já o senador Rand Paul foi mais direto. “Seja ou não rou- bo de dados, quebrou a lei, e a privacidad­e do consumidor e a do indivíduo americano devem ser protegidas.”

Adam Schiff, principal nome democrata no Comitê de Inteligênc­ia da Câmara, pediu mais investigaç­ão. “Precisamos descobrir o que podemos sobre a apropriaçã­o indevida da privacidad­e, a informação privada de dezenas de milhões de americanos.”

O pontos mais falado neste domingo (17) foi sobre o paradeiro dos dados, que foram captados pelo aplicativo thisisyour­digitallif­e, e se eles ainda estão sendo usados.

Diante da repercussã­o negativa do caso, o Facebook, que no sábado (17) tinha dito que soube do vazamento em 2015 e retirou do ar o aplicativo, divulgou que fará “revisão interna e externa abrangente” para proteger os usuários. Contudo não comentou sobre as manifestaç­ões dos congressis­tas americanos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil