Folha de S.Paulo

Movimento Sem-Terra invade a gráfica do jornal O Globo, no Rio

- IMPRENSA

DO RIO - Militantes ligados ao MST invadiram nesta quinta (8) o parque gráfico do jornal O Globo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A maior parte dos manifestan­tes era de mulheres, que entraram nas instalaçõe­s por volta das 5h30 e fizeram pichações em vidraças, sofás e paredes, com frases como “Globo Golpista” e “Mexeu com a democracia, mexeu com todas”.

Armados com facões, também atearam fogo em pneus em volta de um totem com o nome da empresa. O protesto acabou por volta das 6h.

Segundo o Grupo Globo, cerca de 300 pessoas entraram no parque gráfico, mas foram contidas antes de chegarem à área de máquinas, onde são impres- sos os jornais. O MST fala que a ação envolveu 800 pessoas.

A Polícia Militar foi acionada por volta das 6h, mas quando chegou a manifestaç­ão já havia terminado.

“O ataque a um jornal é um ataque à imprensa livre, pilar da democracia. É uma clara tentativa de intimidaçã­o, um ato que atropela a legalidade e o Estado de Direito democrátic­o”, afirmou o Grupo Globo.

Em outra ação do MST, uma fábrica na região metropolit­ana de Natal (RN) pertencent­e ao empresário Flávio Rocha também foi invadida. Rocha, que tenta se viabilizar como candidato a presidente, disse que não vai se deixar intimidar. A manifestaç­ão durou cerca de duas horas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil