Folha de S.Paulo

Prisão federal por posse de pornografi­a infantil.

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Acusado de abusar sexualment­e de jovens atletas da seleção americana de ginástica, o médico Larry Nassar, 54, foi condenado à pena de 40 a 175 anos de prisão nesta quarta-feira (24), nos EUA.

“É minha honra sentenciál­o porque o senhor não merece sair de uma prisão nunca mais. Em qualquer lugar por onde você andasse, a destruição ocorreria para os mais vulnerávei­s. Acabei de assinar sua sentença de morte”, disse a juíza Rosemarie Aquilina, da corte do Condado de Ingham, em Lansing, no estado de Michigan, ao proferir a sentença depois de sete dias de julgamento.

Nassar era um molestador sexual em série, abusando de crianças de até seis anos de idade e adolescent­es, sob o pretexto de dar-lhes tratamento médico. No processo, ele confessou ter cometido o crime contra sete atletas.

O número que ele admitiu era pequeno. Foram 156 depoimento­s de mulheres que acusaram o médico de abuso. Entre elas, campeãs olímpicas de ginástica como Aly Raisman, Jordyn Wieber, Gabby Douglas e Simone Biles. Os depoimento­s acontecera­m de forma presencial, por cartas ou vídeos enviados para o tribunal.

Com a chance de falar antes da sentença, Nassar se virou para as vítimas que estavam presentes e disse ser “impossível” pedir desculpas.

“Suas palavras [das vítimas] nos últimos dias tiveram um efeito significat­ivo sobre mim e sacudiram o meu coração. Vou levar suas palavras comigo para o resto dos meus dias”, afirmou.

Algumas mulheres choraram enquanto ele falava.

A punição desta quarta-feira vai se somar à condenação de 60 anos que o ex-médico cumpre atualmente em uma

ROSEMARIE AQUILINA

juíza do caso ao sentenciar o médico Larry Nassar RAMIFICAÇÕ­ES Apesar da sentença ao médico, o caso não acabou para a USA Gymnastics (Federação de Ginástica dos Estados Unidos). Na última segundafei­ra (22), durante o julgamento, três executivos da entidade renunciara­m. Atletas que sofreram abusos acusam a federação de acobertar os crimes de Nassar.

Também foi revogado o acordo da USA Gymnastics com o Rancho Karolyi, centro de treinament­o no Estado do Texas onde crimes contra ginastas acontecera­m.

A NCAA, associação de esportes universitá­rios do país, instaurou processo para investigar a Universida­de de Michigan, onde Nassar trabalhava. Há um movimento que pede a renúncia do presidente da universida­de.

Medalhista de ouro nos Jogos de Londres-2012, a ginasta Aly Raisman foi uma das vozes a culpar as entidades por falharem em proteger as atletas de anos de abuso sexual de Nassar, dizendo que a federação de ginástica está “podre por dentro”.

“Para este esporte continuar indo em frente, precisamos reivindica­r uma mudança real e nós precisamos continuar desejando lutar por isso”, disse a atleta ao testemunha­r contra o médico. “Está claro que se nós deixarmos isso nas mãos dessas organizaçõ­es, a história vai se repetir”.

Sensação dos Jogos do Rio, com quatro medalhas de ouro, Simone Biles enviou uma carta em que disse ter sido vítima de abuso do ex-médico.

“Não é normal receber qualquer tipo de tratamento de um médico e ouvi-lo se referir a isso horrivelme­nte como tratamento especial. Este comportame­nto é inaceitáve­l, abominável e abusivo, especialme­nte vindo de alguém em quem diziam que você devia confiar”, escreveu. DOR DOS PAIS Pais de vítimas de Nassar souberam do abuso apenas durante o julgamento. O médico usava o próprio corpo para bloquear a visão deles enquanto se inclinava sobre a mesa de exame. Uma mãe afirmou que estava olhando para o telefone durante uma consulta, enquanto outras admitiram que nem se preocupava­m, dada a reputação dele na ginástica.

“Como interprete­i sua má intenção de modo tão errado? Queria que minha filha melhorasse, alcançasse seus sonhos, participas­se e tivesse sucesso em um esporte que ela amava”, disse Anne Swinehart, mãe da ginasta Jillian Swinehart afirmando também que chegou a ver a filha com uma expressão de dor durante uma consulta, mas achou que fosse reflexo de um problema físico.

“honra sentenciál­o porque o senhor não merece sair de uma prisão nunca mais. Em qualquer lugar por onde você andasse, a destruição ocorreria para os mais vulnerávei­s. Acabei de assinar sua sentença de morte

 ?? Carlos Osorio/Associated Press ?? O médico Larry Nassar chega algemado para o julgamento
Carlos Osorio/Associated Press O médico Larry Nassar chega algemado para o julgamento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil