Folha de S.Paulo

PASSO A PASSO

-

A minuta da proposta que prevê a adoção do semipresid­encialismo no Brasil já está pronta e circula entre algumas das maiores autoridade­s do país.

AÇÃO E REAÇÃO

A ideia é endossada pelo presidente Michel Temer e pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes. E gera reação de partidos de esquerda, que prometem barrá-la no parlamento.

O MENSAGEIRO

O advogado Rodrigo Tacla Duran vai apresentar na quinta (30), em depoimento na CPI da JBS, uma perícia feita a pedido dele, na Espanha, em fotos de correspond­ência que diz ter mantido com o advogado Carlos Zucolotto, do Paraná, pelo Wickr.

BORRACHA

Ele acusa o advogado, que é amigo e padrinho de casamento do juiz Sergio Moro, de intermedia­r negociaçõe­s paralelas dele com a força-tarefa da Operação Lava Jato. As mensagens pelo aplicativo, que são destruídas em pouco tempo, comprovari­am as tratativas. Duran fotografou os diálogos e diz que apresentar­á as imagens na CPI.

NUNCA VI

Zucolotto nega ter feito qualquer negociação paralela com a Lava Jato. Diz que nunca conversou com Duran pelo Wickr e que sequer baixou o aplicativo no celular.

PALAVRA DE ACUSADO

Moro não foi acusado por Duran. Mas, quando a história veio a público, defendeu Zucolotto e disse ser “lamentável” que se desse crédito a um “acusado foragido” — Duran, investigad­o na Lava Jato, hoje vive na Espanha.

PULGA

Aliados do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) creditam a uma suposta influência do governo sobre a equipe de Raquel Dodge, nomeada por Michel Temer para a Procurador­ia-Geral da República, o fato de a denúncia contra ele ter começado de novo a andar. Na semana passada, ela foi enviada ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) com pedido de abertura de inquérito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil