Folha de S.Paulo

Setor de eletroelet­rônicos registra melhora recorde no mês de setembro

-

Setembro foi o mês em que mais empresas da indústria eletroelet­rônica registrara­m cresciment­o nos últimos três anos, segundo a Abinee (associação do setor).

Cerca de 56% das companhias tiveram alta nas vendas, na comparação com o mesmo período de 2016. A última vez que esse patamar foi superado foi em fevereiro de 2014, quando chegou a 61%.

“Nos últimos dois meses já tínhamos notado uma melhora, mas até então classificá­vamos como algo pontual”, diz Humberto Barbato, presidente da associação.

A capacidade ociosa também caiu: hoje, 75% das linhas de produção estão ocupadas. Esse percentual era de 69% em julho.

A projeção é que o faturament­o do setor em 2017 cresça 4% e a produção física 3%, mas é possível que as expecDois tativas sejam elevadas com base no resultado do próximo mês, afirma Barbato.

“Tivemos um aumento muito forte nos últimos quatro meses na parte de computador­es. É um novo mercado [se comparado a 2016]”, diz Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Tecnologia.

Além da melhora no mercado 16% Estáveis interno, a companhia tem aberto operações em outros países da América do Sul e da África.

“Já temos fábricas em Ruanda e no Quênia. Nosso planejamen­to inclui a chegada a outros locais da região Centro-Sul do continente africano ainda neste ano e também em 2018”, afirma o executivo.

 ?? Apu Gomes - 8.mar.2014/Folhapress ?? Alexandre Ostrowieck­i, presidente da fabricante de eletrônico­s
Apu Gomes - 8.mar.2014/Folhapress Alexandre Ostrowieck­i, presidente da fabricante de eletrônico­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil