Folha de S.Paulo

Janot manda rever delação da JBS e ameaça anular acordo

Novos áudios sugerem omissão de indícios de crime; interpreta­ção é precipitad­a, diz empresa

- Cotidiano B2 Cotidiano B2 Poder A4

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, determinou a abertura de investigaç­ão que pode levar ao cancelamen­to da delação premiada de três executivos da J&F, dona da JBS.

De acordo com ele, há indícios de omissão de informaçõe­s sobre crimes. O problema surgiu após a entrega à Procurador­ia, na semana passada, de novos áudios feitos pelos delatores.

Em conversa de cerca de quatro horas entre Joesley Batista e o ex-diretor da empresa Ricardo Saud, haveria pistas de delitos praticados por agentes da Procurador­ia, envolvendo também o Supremo Tribunal Federal.

“Áudios com conteúdo gravíssimo foram obtidos na quinta [31]”, disse Janot.

As gravações sugeririam conduta “em tese criminosa” do então procurador Marcelo Miller, próximo de Janot, que depois se associou a escritório contratado pela J&F.

Se ficar provada qualquer ilicitude, o acordo que deu imunidade penal a Joesley poderá ser anulado. Isso não invalida as provas até então oferecidas, segundo Janot.

Temer afirmou que recebeu a decisão “com serenidade”. Seu advogado, Antonio Mariz de Oliveira, defendeu que o procurador deixe de apresentar nova denúncia contra o presidente —esperada para os próximos dias.

Para a defesa dos executivos, a interpreta­ção é precipitad­a e será esclarecid­a quando a gravação for mais bem examinada.

 ?? Gisele Sauer ?? Marcos Piangers, 37, com as filhas Anita, 12, e Aurora, 5
Gisele Sauer Marcos Piangers, 37, com as filhas Anita, 12, e Aurora, 5
 ?? Pedro Ladeira/Folhapress ?? O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em pronunciam­ento nesta segunda (4)
Pedro Ladeira/Folhapress O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em pronunciam­ento nesta segunda (4)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil