Folha de S.Paulo

Temer vai às vendas; ‘FT’ critica privatizaç­ão

-

Michel Temer, ao viajar para a cúpula dos Brics na China, deixou aqui o pior rombo da história, que a Reuters chamou de “inesperado”.

Antes, falou à CCTV, a maior rede chinesa, ecoando mundo afora: “Quero levar [ao presidente Xi Jinping] a notícia dos 57 setores que vamos conceder à iniciativa privada. E esperamos que a China possa se interessar, possa trazer capital para o Brasil. Para nós seria muito útil”.

Por outro lado, o “Financial Times” deu editorial contra o “otimismo” dos investidor­es com o esforço privatista do Brasil. Primeiro, porque é “pouco tempo”, com a eleição em outubro de 2018, para uma venda “complexa” de ativos como a Eletrobras.

Segundo, critica os “motivos fiscais urgentes” para as privatizaç­ões, ou seja, o rombo: “É economia pobre usar vendas de ativos únicos para cobrir despesas recorrente­s”.

O terceiro problema “é a falta de apoio popular”, avisa. “O ceticismo público com o esforço privatista, já explorado pela oposição e por sin- lado, “na esquerda argumentam que Lula e Dilma são vítimas de um golpe ilegítimo de um establishm­ent de direita”.

FHC lá Já o ex-presidente, “agora 86 anos”, representa­ria “uma era em que os tecnocrata­s e acadêmicos estavam no controle” e indica que “os liberais brasileiro­s não estão prontos para aceitar a derrota”.

Em paz O “South China Morning Post”, de Hong Kong, noticia que, com a retirada de soldados da fronteira sino-indiana, o primeiro-ministro da Índia confirmou sua participaç­ão na cúpula dos Brics. O jornal de Jack Ma, dono do Alibaba, ironiza a cobertura do fim do conflito na China continenta­l e na Índia —com proclamaçõ­es divergente­s de vitória.

 ??  ?? No ‘FT’, ilustração sobre o Brasil sem a ‘ordem liberal’
No ‘FT’, ilustração sobre o Brasil sem a ‘ordem liberal’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil