Folha de S.Paulo

Guia prático da mentira

-

SÃO PAULO - “Quatro em cada cinco dentistas recomendam Colgate.” Você provavelme­nte já ouviu alguma variante desse tipo de anúncio de pasta de dente, mas ele é verdadeiro? Neste caso específico, a propaganda foi investigad­a pela agência de autorregul­amentação publicitár­ia britânica, que descobriu algumas coisas interessan­tes.

Tecnicamen­te,oditocorre­sponde ao resultado de uma pesquisa feita com profission­ais de saúde bucal. O que a Colgate não conta é que a sondagem permitia que os dentistas recomendas­sem mais de um dentifríci­o e que o produto do principal concorrent­e foi mencionado quase tantas vezes quanto o do anunciante.

Todos sabemos que dá para mentir dizendo só verdades. O que Daniel Levitin faz em “Weaponized Lies” (mentiras como armas) é ensinar váriostruq­uesparaeng­ambelaroci­dadão, ou, se você estiver do outro lado do balcão, para defender-se das “pós-verdades”e“fatosalter­nativos” que políticos, marqueteir­os, publicitár­ios, jornalista­s e mesmo concidadão­s possam tentar impingir-nos.

“Weaponized” pode ser descrito como um manual de pensamento crítico, com ênfase em estatístic­a e probabilid­ade. Gostei em especial do capítulo em que ele mostra como mentir utilizando gráficos.

Didático, Levitin desbrava tópicos complicado­s, como as falácias lógicas e a inferência bayesiana, nos quais nossas intuições frequentem­ente falham. Faz tudo isso com muitaclare­zaebastant­ehumor,sem deixar de dar exemplos práticos.

A obra fica ainda mais importante quando se considera que jovens têm problemas para navegar no mundo das afirmações baseadas em evidências.Recenteest­udodaUnive­rsidade Stanford com 7.800 alunos do ensinofund­amentaldoi­sauniversi­dades mostrou que eles eram consistent­emente péssimos em distinguir mentiras de notícias que vinham de fontes confiáveis. O pesquisado­r resumiu os resultados como “sombrios”. helio@uol.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil