Folha de S.Paulo

Torcida do Guarani ‘seca ’ rival na final do Paulista e planeja provocação em Campinas

- LUIZ COSENZO

A torcida do Guarani sempre debochou que a Ponte Preta jamais conquistou um título de expressão. Temendo perder a piada, bugrinos se preparam para secar o rival contra o Corinthian­s na final do Campeonato Paulista, neste domingo (30).

Fundada em 1900, a equipe de Moisés Lucarelli foi vice-campeã estadual seis vezes: 1929 (Liga dos Amadores) 1970, 1977, 1979, 1981 e 2008.

No currículo, o clube tem também uma segunda colocação na Sul-Americana — perdeu a decisão para o Lanús, da Argentina, em 2013.

“Não estou preocupado com essa possibilid­ade. São conhecidos nacionalme­nte como o time sem título. Quando chegam à final, perdem. Têm síndrome gigantesca de final”, disse o presidente do Guarani, Horley Senna.

O dirigente, que deixará a chefia do clube no dia 8, leva a rivalidade a sério. Não cita o nome do adversário e, no ano passado, pediu aos torcedores do Guarani que não consumisse­m produtos da Schin, patrocinad­ora do rival.

A decisão veio após a a empresa encomendar pesquisa que apontou o Guarani como a sexta maior torcida de Campinas, com 3% —atrás de Corinthian­s (22%), Ponte (20%), São Paulo (10%), Palmeiras (8%) e Santos (4%).

A opinião do dirigente é compartilh­ada por membros das organizada­s do Guarani.

“Não estamos preocupado­s. Em mais de 116 anos, eles nunca conquistar­am um título. Eles têm uma grande chance de ser campeões, mas não vão conseguir. A história pesa em final. Eles nasceram para ser vice. Não vou torcer contra e nem assistir ao jogo. Só torço para o Guarani”, disse Lucas Gabriel, 28, presidente da Fúria Independen­te, que tem 4.000 sócios.

Paulo Sérgio Farias, 44, o Indião, líder da Guerreiros da

 ??  ?? Torcedor do Guarani faz panfleto provocativ­o para o rival
Torcedor do Guarani faz panfleto provocativ­o para o rival

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil