Folha de S.Paulo

Laurie Anderson medita sobre a morte de forma poética e sensível

- ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ INÁCIO ARAUJO

FOLHA

Quase 30 anos depois de “Terra de Bravos” (1986), a multiartis­ta Laurie Anderson está de volta ao longa-metragem. O documentár­io “Coração de Cachorro” foi concebido a partir de três perdas sucessivas que a marcaram: da mãe, do marido, Lou Reed, e de sua cadela Lolabelle.

Cheio de lirismo e de uma liberdade de tom que contempla o humor, o filme tece uma meditação sobre a existência, o amor e a linguagem e seus limites. Também aborda o comportame­nto dos animais, o budismo e a sociedade de controle pós-11 de setembro.

A cineasta recorre a uma grande variedade de imagens, muitas delas fora de foco, tratadas por filtros que lhes dão ares oníricos. Na faixa sonora, uma colagem de obras de Anderson dialoga com as reminiscên­cias das imagens e sua voz serena.

Apesar de autorrefer­ente o tempo todo, não há sinal de narcisismo ou pretensão nesse filme poético e sensível. (HEART OF A DOG) DIREÇÃO Laurie Anderson ELENCO Laurie Anderson, Dustin Defa, Jason Berg PRODUÇÃO França/EUA, 2015, 14 anos QUANDO estreia nesta quinta (21) AVALIAÇÃO bom

CRÍTICO DA FOLHA

Pouca gente no Brasil conhece ou mesmo se lembra quem é Louis de Funès (191483). Nem lembra de “As Loucas Aventuras do Rabbi Jacob”, do qual é protagonis­ta.

Daí ser um tanto surpreende­nte ver o filme realizado em 1973 por Gérard Oury ser resgatado pela série “Filmes que Marcaram Época” (Curta, 15h, 12 anos). Surpreende­nte, mas não injusto: foi um filme a seu tempo de sucesso mundial; em segundo, Funès é um comediante de muito talento.

Por fim, o Rabbi Jacob é um personagem bem interessan­te, pois nem rabino é: é um cara que precisa escapar ao mesmo tempo de assassinos árabes e da polícia.

No mais, temos aqui uma série de primeira linha, em que se destrincha a produção de certos filmes. E a produção às vezes é mais interessan­te do que o próprio filme, caso de “O Boulevard do Crime” (1945), de Marcel Carné, visitado pela série há pouco tempo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil