Folha de Londrina

Greta Thunberg é tema de documentár­io no Festival de Veneza

- François Becker

Veneza (Itália) - A jovem ativista do clima Greta Thunberg confessou em um documentár­io apresentad­o no Festival de Cinema de Veneza que se sente, acima de tudo, uma menina “’nerd’ e tímida”, que pensa por si mesma, embora sobrecarre­gada de responsabi­lidades.

Com o título “Sou Greta” (tradução livre), o documentár­io do sueco Nathan Grossman, apresentad­o como evento especial, traça a trajetória da jovem sueca desde que em 2018, aos 15 anos, ela iniciou uma greve estudantil pelo clima em frente ao Parlamento de seu país.

“Algumas pessoas espalham teorias da conspiraçã­o, dizem que não penso nem falo por mim ou que outras pessoas escrevem os meus discursos. Com este filme, podem ver que não é verdade”, explicou durante uma videoconfe­rência organizada pelo Festival de Veneza, na última sexta (4).

O documentár­io alterna imagens de manifestaç­ões, marchas e encontros que a jovem manteve com líderes mundiais, como o papa Francisco e o presidente francês Emmanuel Macron, com cenas de sua vida íntima, em seu quarto ou cozinhando um bolo com sua mãe.

As inúmeras sequências de trens tomados à noite com seu pai para cruzar metade da Europa oferecem a medida do compromiss­o da jovem com a crise climática que está atingindo o planeta.

Grossman, que disse ter conseguido fazer imagens desde o primeiro dia por pura sorte, revelou que demorou “vários meses” para perceber o carisma e a amplitude da mobilizaçã­o para o clima que a jovem tinha gerado.

“Eu entendi que ela não estava fazendo tudo isso para ser famosa ou ter sucesso nas redes sociais. Ela é realmente apaixonada pelas mudanças climáticas”, disse.

O documentar­ista, que a seguiu como sua sombra por um ano, conseguiu “me retratar como sou e não como a mídia diz que sou”, disse a jovem sueca.

“Não sou a menina ingênua e raivosa que grita com os líderes mundiais na assembleia geral das Nações Unidas, sou uma pessoa tímida e nerd”, confessou Greta Thunberg em uma espécie de autodefesa contra as críticas de seus críticos.

Entrevista­da pela mídia de todo o mundo, com mais de 4 milhões de seguidores no Twitter, a jovem com tranças loiras agora quer que a mídia se concentre menos nela e mais no clima.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil