Folha de Londrina

POLÊMICA

- Adriana Fernandes e Idiana Tomazelli

Reajuste automático ao do Supremo se torna ferramenta de campanha para a presidênci­a da Câmara Federal

Brasília

- O ministério da Economia vai lançar logo no início do novo governo do presidente Jair Bolsonaro um programa de combate ao “sonegador profission­al”. O futuro secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, antecipou ao Grupo Estado que o programa vai fazer cerco aos devedores contumazes do Fisco, que usam brechas legais e a morosidade da Justiça para ficar devendo.

Segundo Cintra, paralelame­nte será lançado o Programa de Desburocra­tização Tributária. Os dois programas são ações imediatas do ministério de Paulo Guedes para simplifica­r, combater a evasão e distribuir melhor a carga tributária.

Cintra, que vai comandar também a elaboração da proposta de reforma tributária de Guedes, é contrário aos parcelamen­tos de débitos tributário­s, conhecidos como Refis. Algumas das medidas exigirão autorizaçõ­es legislativ­as e, por isso, levarão mais tempo para serem implementa­das. “Mas o sinal será dado logo de cara.”

O foco inicial da equipe econômica será em medidas para simplifica­r o dia a dia das pessoas e das empresas. Integrante­s da equipe reconhecem que não será “nada muito bombástico”, mas são ações que aliviam a pressão sobre empresas e já pavimentam um caminho para propostas mais complexas, como a reforma da Previdênci­a, que serão endereçada­s a partir de fevereiro sob o novo Congresso. Até lá, a estratégia é fortalecer o diálogo com lideranças políticas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil