Folha de Londrina

Brasil conquista ouro com recorde mundial na natação

-

São Paulo

- O Brasil conquistou nesta sexta-feira (14) a medalha de ouro no revezament­o 4x200m livre no Mundial de piscina curta em Hangzhou, na China. O quarteto brasileiro formado por Luiz Altamir, Fernando Scheffer, Leonardo Santos e Breno Correia fechou a prova com o tempo de 6min46s81 e estabelece­u o novo recorde mundial - a marca antiga era de 6min49s04.

A medalha de prata foi conquistad­a pela Rússia, que completou a distância com 6min46s84. Já o bronze ficou com a China, que cravou 6min47s53. Luiz Altamir foi o primeiro a cair na água. Ele liderou uma parte da prova, mas foi ultrapassa­do no momento da troca para Fernando Scheffer, que terminou sua participaç­ão na liderança. Leonardo Santos, terceiro nadador do revezament­o, manteve a equipe na briga pela medalha. Já Breno Correia conseguiu superar os adversário­s e terminou a prova em primeiro lugar.

“O Brasil vai olhar com mais carinho. Batemos o recorde mundial, já estávamos almejando há tempos. Estamos muito felizes”, disse Breno Correia em entrevista ao SporTV 2. O ouro no revezament­o 4x200m livre é a segunda medalha do Brasil na competição. Na última terça-feira (11), o País tinha conquistad­o o bronze no 4x100m livre.

CIELO

Mais cedo, Cesar Cielo ficou na sétima colocação na final dos 50m livre. Ele completou a distância com o tempo de 21s20. A medalha de ouro ficou com o russo Vladimir Morozov, que cravou 20s33. A prata foi conquistad­a pelo norte-americano Caeleb Dressel, que fez 20s51. O terceiro colocado foi o sulafrican­o Bradley Tandy, com o tempo de 21s07.

Medalha de ouro na prova nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, Cielo, 31 anos, evitou falar em aposentado­ria. Após a sétima colocação, disse que seu foco agora é o revezament­o 4x50 medley masculino, que será realizado neste sábado (15). Ele vê a equipe brasileira com chances de conquistar a medalha de ouro. Tanto é que descartou disputar a prova dos 100m.

“Eu ainda não vou anunciar nada em relação ao futuro da natação. Vou focar no revezament­o e tentar ajudar o grupo a conquistar a medalha de ouro”, disse Cielo em entrevista ao SporTV 2.

Além da conquista em Pequim, Cielo foi ouro na piscina curta em 2010 (Dubai) e é tricampeão mundial: 2009 em Roma, 2011 em Xangai e 2013 em Barcelona. Se somados os primeiros lugares nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007 e de Guadalajar­a 2011, a prova já lhe rendeu sete ouros na carreira - são mais dois bronzes e uma prata.

Na última terça, Cielo já havia se tornado o maior medalhista brasileiro na história dos Mundiais em piscina curta com a conquista do bronze do revezament­o 4x100, seu 11º na competição, ultrapassa­ndo Gustavo Borges.

 ?? Satiro Sodré/SSPress/CDDA ?? Revezament­o brasileiro baixou a marca no 4x200m livre em mais de dois segundos
Satiro Sodré/SSPress/CDDA Revezament­o brasileiro baixou a marca no 4x200m livre em mais de dois segundos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil