Folha de Londrina

Fluxo total de veículos cresce 0,6% em setembro, diz ABCR

- Francisco Carlos de Assis

São Paulo - Em setembro, passaram pelas praças de pedágios do País um número de veículos 0,6% superior ao total de passagens apurado em agosto. O movimento foi calculado pela Tendências Consultori­a Integrada com base no total de pagamentos de pedágios no mês passado registrado pela Associação Brasileira de Concession­árias de Rodovias (ABCR).

O total de veículos que passaram pelos pedágios em setembro resulta de um aumento de 1,8% no fluxo de veículos leves e de uma queda de 1,4% no total de veículos pesados em setembro. Os números de setembro comparados a agosto estão livres das sazonalida­des que marcam os dois meses.

“Apesar dos predominan­tes ganhos nos últimos meses, o fluxo total de veículos ainda se encontra com dinamismo abaixo do registrado no período anterior à greve dos caminhonei­ros, consideran­do a série livre dos efeitos sazonais”, explica Thiago Xavier, analista da Tendências Consultori­a.

Para Xavier, esse movimento é, em grande medida, resultado do comportame­nto do fluxo de veículos leves nos últimos meses que, apesar do moderado cresciment­o recente, ainda não retornou ao volume habitual de veículos.

Na comparação de setembro deste ano com o mesmo período do ano passado, o fluxo total de veículos nas estradas pedagiadas do Brasil caiu 3,4%. Na mesma base de comparação, os leves circularam 4,1% menos e os pesados diminuíram em 1,5% as passagens pelas praças de pedágios.

No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o movimento total de veículos nas estradas caiu 1,8% em relação ao mesmo período no ano passado. Os leves reduziram sua movimentaç­ão em 2,6% e os pesados cresceram 0,7%. Nos últimos 12 meses encerrados em setembro, o total de veículos que passaram pelas praças de pedágios caiu 0,5%. Os leves recuaram 1,2% enquanto os pesados aumentaram 1,9%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil