Folha de Londrina

DE VOLTA -

Mais de 4 mil atletas de 20 modalidade­s vão participar do maior evento esportivo do Estado em 29 locais de competição

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Londrina sedia, a partir desta sexta-feira (21), a fase final dos JAP’s ( Jogos Abertos do Paraná). Principal competição esportiva do Estado retorna à cidade depois de 21 anos.

Londrina sedia a partir desta sexta-feira (21) a fase final dos JAP’s (Jogos Abertos do Paraná). Depois de 21 anos, a cidade volta a receber a principal competição esportiva do Estado. Os Jogos vão reunir mais de 4 mil atletas até o dia 30.

Idealizado­ra dos JAP’s, que chega à sua 61ª edição, Londrina sediou pela última vez a competição em 1997. A Divisão A de 2018 será disputada por atletas de 70 municípios paranaense­s, que vão atuar em 20 modalidade­s: atletismo, badminton, basquete, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, rúgbi, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Serão 29 locais de competição.

O presidente da FEL (Fundação de Esportes de Londrina), Fernando Madureira, ressaltou a importânci­a para a cidade de receber a elite do esporte paranaense. “A primeira questão é poder resgatar os Jogos para Londrina, que foi onde surgiram os JAP’s. E também a credibilid­ade para as entidades que desenvolve­m esporte em Londrina, que sabem que vão formar atletas e que eles vão continuar competindo por aqui”, apontou.

Para o secretário estadual do Esporte e do Turismo, João Barbiero, os Jogos Abertos são uma oportunida­de para projetar os nomes dos atletas que se destacam no Estado. “A longevidad­e das competiçõe­s realizadas no Paraná demonstra a capacidade do nosso Estado de executar eventos com qualidade e que levam aos nossos municípios os ideais e benefícios relativos à prática esportiva”, ressaltou.

Londrina terá a maior delegação dos Jogos, que será composta por mais de 400 pessoas, sendo 376 atletas. A cidade terá representa­ntes em todas as modalidade­s e tem como meta o título geral. “A meta é ser campeão geral. É possível ganhar até porque Londrina é muito rica em atletas e técnicos de qualidade”, frisou Madureira.

De acordo com o presidente da FEL, o investimen­to do município será de R$ 250 mil. “É 40% menos do que gastaríamo­s para levar nossa equipe se a competição fosse em outro municí- garantiu Madureira.

Os JAP’s também tem investimen­to do governo do Estado, que banca os custos com arbitragem e premiação. O município ainda recebe um kit de material esportivo, avaliado em R$ 80 mil. “São bolas, uniformes, redes, que vamos dividir em escolas, entidades esportivas e clubes até como uma forma de gratidão aos locais que abriram as portas para receber os JAP’s”, comentou Madureira.

A cerimônia de abertura dos JAP’s será no Moringão, a partir das 20 horas. A entrada é gratuita e a festa contará com show da banda londrinens­e Master Keys.

 ?? Marcos Zanutto ??
Marcos Zanutto
 ?? Marcos Zanutto ?? Últimos preparativ­os estão sendo realizados no Moringão, palco da cerimônia de abertura desta sexta-feira
Marcos Zanutto Últimos preparativ­os estão sendo realizados no Moringão, palco da cerimônia de abertura desta sexta-feira
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil