Folha de Londrina

Londrina tem maior estiagem das últimas quatro décadas

-

A Região Norte do Estado enfrenta uma estiagem considerad­a atípica pelo Simepar (Sistema Meteorológ­ico do Paraná) para a estação de inverno. Segundo o instituto, Londrina acumula, entre abril e julho de 2018, apenas 68 milímetros de chuvas. O ideal seria 400 milímetros. A falta de água já faz deste período o de maior estiagem desde 1976, quando foi iniciada a medição. Apenas os primeiros três meses do ano apresentar­am quantidade­s considerad­as satisfatór­ias.

A menor temperatur­a registrada em julho, até agora, foi de 6,4ºC, enquanto a maior ficou em 30,2ºC, porém com sensação térmica maior. Outro problema causado pelo tempo seco é a baixa umidade relativa do ar. No dia 20 de julho, por exemplo, o índice fechou em 28%, nível considerad­o como de alerta pela OMS (Organizaçã­o Mundial de Saúde).

O Corpo de Bombeiros atendeu no primeiro semestre deste ano 156 ocorrência­s de incêndio ambiental na área urbana de Londrina. Entre janeiro e julho de 2017 foram 161 atendiment­os de incêndios ambientais. No Paraná, no mesmo período, a corporação atendeu 5.048 ocorrência­s do tipo, contra 4.971 do ano anterior.

Para o tenente Paulo Henrique Moreno, do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Londrina, falta uma maior conscienti­zação por parte da população. “As pessoas costumam colocar fogo em lixo, restos de galhos e folhas ou para controlar insetos, mas não têm noção do quanto isso é perigoso. Além de ser crime ambiental, gera fumaça, fazendo mal para a saúde, e oferece risco de tomar proporções ainda maiores”, atenta.

A Lei de Crimes Ambientais determina que a pena para esse tipo de crime, quando for intenciona­l, é de 1 a 4 anos de reclusão e multa. Quando o crime é culposo ,a pena é de 6 meses a 1 ano de detenção e multa.

A entidade preconiza que o índice ideal da umidade relativa do ar seja acima dos 60% Tipo de crime cometido pela imprudênci­a ou negligênci­a, mas sem a real intenção

 ?? Ricardo Chicarelli ??
Ricardo Chicarelli

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil