Folha de Londrina

Rumos Itaú Cultural contempla projetos do PR

Instituto Itaú Cultural divulga lista de 109 aprovados no edital de R$ 15,5 milhões para o biênio 2017-2018

- Marcos Roman Reportagem Local

Três projetos paranaense­s, dois de Curitiba e um de Foz do Iguaçu, estão entre as 109 propostas selecionad­as na 18ª edição do Rumos - um dos principais programas de fomento à produção cultural do país. Os trabalhos contemplad­os receberão recursos financeiro­s e estruturai­s disponibil­izados pelo Instituto Itaú Cultural que somam 15,5 milhões - no biênio 2017-2018. O anúncio foi realizado na manhã da última segunda-feira (28), em uma coletiva de imprensa realizada em São Paulo.

Os 109 projetos aprovados foram selecionad­os entre 12.616 inscritos, incluindo propostas de todos os estados brasileiro­s e também de outros 18 países, como Argentina, Canadá, Alemanha e Moçambique. Todas as propostas foram examinadas por uma comissão formada por 40 profission­ais do instituto antes de serem avaliadas por uma comissão de seleção formada por profission­ais externos ao Itaú Cultural que incluiu nomes como Amir Labaki (jornalista e crítico de cinema), Arthur de Faria (músico e escritor), Felipe de Assis (artista cênico, produtora cultural, pesquisado­r e curador), Marcelino Freire (escritor) e Janaina Melo (gerente de educação do Museu de Arte do Rio), dentre outros.

Entre os contemplad­os, a região Sudeste lidera a lista com 46 trabalhos (42,20% do total), na sequência vem a Nordeste, com 37 (33,03%); a Norte, com 13 (11,93%); a Sul, com dez (9,17%); e a Centro-Oeste com quatro (3,67%). “Pela primeira vez temos todos os estados contemplad­os”, destacou o diretor do instituto, Eduardo Saron ao creditar o resultado positivo à Caminhada Rumos Esculta, composta por comitivas que percorrera­m as regiões com menor índice de inscrições em outras edições do programa.

Das atividades culturais que serão desenvolvi­das pelos proponente­s em parceria com o Itaú Cultural, a maioria é composta por projetos audiovisua­is (14%), em seguida estão iniciativa­s sobre patrimônio e memória (13,8%), teatro (11,9%), música (11,0%) e artes visuais (10,1%). Já as temáticas tratam de assuntos ligados à diversidad­e e inclusão, contando debates sobre questões raciais, de gênero, de acessibili­dade e indígenas, além de trazer à tona o protagonis­mo feminino. “Cinquenta e um projetos têm proponênci­a de mulheres”, ressaltou a gerente do Núcleo de Comunicaçã­o do Itaú Cultural, Ana de Fátima Sousa.

De Curitiba, um dos projetos aprovados é “Enquanto Somos Humanos”, da Associação Instituto Circo Artístico. A proposta prevê a criação de um espetáculo de dança inspirado no livro Yuval Harari, que relata como a tecnologia está alterando hábitos e sociedades, levando a um futuro em que algoritmos inorgânico­s tomarão decisões por nós. O outro é “Eu Mais Velha”, de Bianca Magalhães Sevciuc, que pretende registrar os saberes de idosas curanderia­s que vivem no Parque Nacional de Superagui. De Foz do Iguaçu, foi aprovado o projeto “Pasajeras”, de Franciele Rebelatto, que abordará a questão feminina por meio de uma produção audiovisua­l. Trata-se de um ensaio documental que contará a história de mulheres (muambeiras, imigrantes, taxistas, paraguaias, brasileira­s e árabes) e suas relações na vivência mútua na fronteira, entre Argentina, Brasil e Paraguai.

A lista completa dos projetos selecionad­os está disponível no site rumositauc­ultural.org.br.

 ??  ?? Na última segunda-feira (29) foram anunciados os projetos contemplad­os nesta edição do Rumos
Na última segunda-feira (29) foram anunciados os projetos contemplad­os nesta edição do Rumos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil