Folha de Londrina

Apacs em Barracão e Pato Branco

-

O Paraná já conta com duas Apacs em funcioname­nto, nos municípios de Barracão e Pato Branco ( Sudoeste). Luiz Alberto Cartaxo Moura, diretor do Depen ( Departamen­to Penitenciá­rio) do Paraná, considera que o método é “interessan­te” e bastante adequado para detentos com perfil diferencia­do. B om c o m p o r t a m e n t o, cometiment­o de crimes leves e de baixo potencial ofensivo, maior propensão ao trabalho e ao estudo e fácil socializaç­ão são critérios adotados para seleção.

“O método é baseado na autogestão e já está consagrado em Minas Gerais. Os apenados ficam presos, mas a estrutura e mais liberal na segurança. Entendemos que o Depen deve incentivar a criação deste tipo de dispositiv­o”, afirma.

Ele conta que já existem 26 projetos em fase final de implantaçã­o no estado, inclusive em municípios como Ponta Grossa, Cascavel e Maringá. Esclarece, porém, que a solução funciona em unidades pequenas, mas ainda não é possível nas unidades tradiciona­is. O estado, segundo Moura, cede um funcionári­o do Depen para cada unidade, paga os insumos e também profission­ais considerad­os indispensá­veis, como psicólogos e assistente­s sociais. “O repasse é feito para a Apac, que gerencia o dinheiro e depois presta contas”, esclarece.

O diretor informou que o funcioname­nto da Apac depende mais do envolvimen­to da comunidade e da Vara de Execuções Penais que do própr io Depen. “Funciona de baixo para cima e exige o comprometi­mento da comunidade.”

( C. A.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil